TutoriaisUbuntu

Apt-Fast: Instale pacotes mais rapidamente no Ubuntu

Acelere os downloads de pacotes com o Apt-Fast

O Apt é o “mago dos pacotes” das distros baseadas no Debian, pesquisando em fóruns e em sites como este aqui na internet você provavelmente encontrara muitos tutoriais utilizando o apt-get para instalar novos programas no Ubuntu, no Debian, no Linux Mint e todos os derivados.

Apt-Fast no Ubuntu

O APT é muito inteligente e eficaz mas pode ficar um pouco lento quando o servidor de onde você está baixando as atualizações ou programas está muito sobrecarregado ou com algum problema de tráfego fazendo com que a atualização do sistema demore muito para acontecer; para melhorar um pouco essa situação é que existe o Apt-Fast.

Apt-Fast

O Apt-Fast é um utilitário do Apt que permite que você baixe os pacotes de vários servidores diferentes ( lembrando um pouco o sistema torrent ), assim se um servidor estiver lento você conseguirá baixar os pacotes de outro diminuindo consideravelmente o tempo de download; em países como o Brasil onde a internet é consideravelmente mais lenta ( e cara ) que o resto do mundo, o apt-fast se torna mais útil ainda.

Você pode instalar o Apt-Fast com os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:apt-fast/stable 
sudo apt-get update 
sudo apt-get install apt-fast

Enquanto estiver instalado o software vai pedir para você definir de quantos servidores no máximo você quer baixar atualizações ( imagem acima ), o padrão é cinco  e eu deixei este valor mesmo, mas fique à vontade para alterar.

Open Arena sendo baixado pelo Apt-Fast

Para usar o apt-fast é muito simples e o comando é semelhante ao apt-get, por exemplo vamos instalar o jogo Open Arena:

sudo apt-fast install openarena

Resumidamente:

sudo apt-fast install nome_do_pacote

Você pode reconfigurar o Apt-Fast se quiser usando o comando:

sudo dpkg-reconfigure apt-fast

Observação: Apesar de parecer óbvio eu vou comentar, não é possível usar o apt-fast para desinstalar programas, ele é um utilitário para download e sua característica é baixar mais rapidamente pacotes e não desinstalá-los.

Até a próxima dica!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!