As diferenças entre formatar um computador com Windows e com Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

As diferenças entre formatar um computador com Windows e com Ubuntu

Veja quais são as diferenças entre formar um computador com Windows e com Ubuntu

terça-feira, 29 de outubro de 2013

/ por Dionatan Simioni

Qual será a diferença entre instalar Windows e Ubuntu?


E aí pessoal tudo certo? Hoje vamos mostrar para todos aqueles que ainda tem dúvidas as diferenças entre instalar e utilizar o Ubuntu e o Windows, desde a sua instalação até a sua pós instalação.

Ubuntu vs Windows

Adquirindo o sistema

As diferenças já começam aqui, você deve comprar a sua cópia do Windows ( isso pode ser feito através do site da Microsoft ou de uma loja física), isso pode custar um pouco caro, muitas vezes mais do que o salário mínimo brasileiro, a não ser que você já tenha uma cópia legal do Windows 7 para atualizar para o Windows 8 o valor sairá mais em conta, mesmo assim você deverá pagar.
"Existe também a opção não ortodoxa de obter o sistema, mas acho que você não é esse tipo de usuário que pirateia o Windows." xD

Atualização para Windows 8


Para ter o Ubuntu você simplesmente pode baixar uma cópia gratuitamente diretamente do site do mesmo, podendo escolher entre uma versão mais recente com as últimas novidades desenvolvidas pela Equipe ou optar uma uma versão mais robusta com mais tempo de suporte, igualmente grátis, seu único trabalho será gravar a ISO num DVD, ou usar um Pen Drive para instalar o sistema. 

Instalando o Sistema

Hoje em dia a instalação de ambos os sistemas é muito simples e intuitiva, a imagem do Windows tem normalmente mais de 3 GB em sua versão PRO, enquanto a ISO do Ubuntu vem com nem 800MB, na instalação do Windows será lhe pedido o Serial do software para que você possa instalar, no caso do Ubuntu tudo ocorrerá tranquilamente, o sistema apenas lhe pedirá o que é necessário para o seu uso.

O tempo de instalação pode variar um pouco, mas digamos você conseguirá instalar o Windows entre 20 a 30 minutos.

O Ubuntu deverá instalar-se em alguns casos, especialmente se você não selecionar a instalação offline e usando pendrive entre 10 e 15 minutos, além disso dependerá da velocidade da sua conexão caso você selecione instalar o sistema baixando pacotes.

No sentido do idioma o Windows leva vantagem, pois o idioma escolhido já fica habilitado completamente sem a necessidade de baixar mais nenhum pacote, mas ainda não é hora de você se sentir feliz com ele, vai por mim.

E depois de instalado?

Todo sistema operacional depois de instalado precisa de alguns ajustes para "ficar nos trinques" para um usuário comum, claro que cada usuário tem necessidades diferentes mas existem algumas que todos tem não é verdade?  E por isso preparamos uma tabelinha muito esperta para compararmos os dois:

Necessita instalação?
Ubuntu
Windows
Pacote de Idiomas
Sim ( caso não tenha sido durante a instalação) Não
Codecs
Sim (resolvido com Ubuntu-Restricted-Extras)
Sim ( Pode ser resolvido com o K-Lite-Mega Codec Pack)
Antivírus
Não
Sim
Java
Sim
Sim
Flash
Não ( já foi instalado com o pacote de codecs)
Sim
Pacote Office
Não ( o Ubuntu já possui uma suíte completa)
Sim ( Podendo tanto ser uma suíte Livre ou a paga da Microsoft)
PDF
Não (Ubuntu traz o Evince)
Sim ( Se for o Windows 8 ele já vem com programa para tal)
Gravador de Discos
Não ( Ubuntu traz o Brasero)
Sim
Programa para E-mail
Não ( Ubuntu traz o Thunderbird)
Sim ( Poderá vir junto com o pacote pago do Office)
Comunicador instantâneo
Não ( O Ubuntu traz o Empathy)
Sim (No Windows 8 já existe acesso ao MSN mas é somente isso)
Jogos
Não
Não
Compactador de arquivos
Não ( resolvido com Ubuntu-Restricted-Extras)
Sim ( Winzip não suporta formatos .rar)
Browser
Não ( Firefox)
Não (Internet Explorer)

Drivers

A única coisa que não comentei usando a tabela foram os drivers pois achei que eles mereceriam uma explicação melhor, se você tiver sorte ( e é bem fácil tê-la) você não terá que instalar um driver sequer no Ubuntu, e caso necessite muito provavelmente o próprio sistema vai avisar o usuário dessa possibilidade e irá se encarregar de instalar o driver adequado, porém se o Kernel mais recente não suportar o seu hardware ( bem difícil mas possível) você terá um pouco de trabalho para instalá-lo.

No Windows a detecção de Hardware é boa, mesmo assim você pode enfrentar problemas especialmente com placas de rede, o que pode ser um pouco inconveniente pois você vai precisar de outro computador para baixar os drivers. 
De qualquer modo todos os drivers do sistema praticamente requerem atualização, basta utilizar um programa como o SlimDrivers para verificar essa condição, caso contrário a "caça" manual de drivers é um atividade um pouco desgastante.

Como podemos ver, caso seja o Windows 8 o instalado o usuário terá menos trabalho mas ainda não se compara ao Ubuntu, mesmo levando em consideração a versão mais nova do sistema da Microsoft para instalar programas no Ubuntu é muito simples, tão simples quanto o Windows a única coisa que pode dar mais trabalho é o Java para um usuário iniciante e mesmo assim existe o OpenJDK que pode suprir as necessidades básicas e pode ser instalado com poucos cliques através da Central de Programas.

Se considerarmos o Windows como sendo o Windows 7 veremos a necessidade de procurar na internet muitos programas para baixar, o que me faz perguntar o que é que tem de tão grande na ISO do Windows se a gente tem  que instalar tanta coisa.

Depois de tudo instalado uma instalação do Ubuntu ocupa cerca de 8 GB enquanto o Windows deverá estar passando dos 20 GB.

E então, percebeu a diferença? Falo com a experiência de quem formatou mais PCs com Windows na vida do que gostaria.


Compartilhe para mostrar aos seus amigos



Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo