EditorialOpen source

É possível substituir o pacote Office da Microsoft pelo Libre Office?

Será que é viável mudar de um para o outro?

Esse tipo de assunto sempre gera polêmica, pois existem fãs das duas suítes de escritório, para gostaria de levantar alguns pontos que normalmente não são levantados neste tipo de discussão, baseado em minha observação e experiência própria.

Comparativo de recursos e qualidade

Se formos comparar friamente ambos os pacotes Office notamos uma ( realmente ) pequena vantagem no Microsoft Office, pelo menos para mim, em dois pontos:

  • Interface mais bonita e amigável
  • Maiores extensões e opções pré-formatadas ( Word Arts, Clip Arts, Temas de Slide)

Acredito que estes sejam os dois únicos pontos realmente que podem se sobressair, existe muito mais facilidade em personalizar um slide no PowerPoint do que do Impress, porém isso não é nada impossível basta um pouco de paciência.

QPgiUGUZcKWyyOnn0Hsk64GEkg5EnFAwxFTHE8Npml3 yUvV8rgq66pn

A questão da interface é algo que vem se pedindo a muito tempo na comunidade de usuários, o Libre Office precisa de uma repaginada visual, a maneira de agrupar os funções por setores é uma boa ideia, a Microsoft fez isso e fui muito bem aceita.

É recomendado comentar também que existem diferenças grandes no pacote Office da Microsoft e no Pacote Libre Office, ambos trazem softwares diferentes; o Libre Office traz os tradicionais, Writer, Calc, Impress, Math, Base e o Draw, de modo que existe uma ferramente de desenho vetorial semelhante ao Corel incluída do pacote e a opção de trabalhar fórmulas matemáticas possui um software em separado, já o Microsoft Office traz além do Word, Excel e Power Point, o Outlook, Publisher, Access, InfoPath, OneNote e SharePoint, todos estes fazem parte do pacote da Microsoft.

Libre Office: Programas

Analisando friamente, o Libre Office traz coisas mais úteis para a maioria dos usuários, considerando a utilidade dos programas que vem com ele, seu preço e também o tamanho da instalação.

É viável usar o Libre Office para Produção?

Infelizmente a resposta é, depende. Depende do contexto onde ele for aplicado, sem dúvida uma empresa que começar a usar o Libre Office desde a sua implantação terá muita facilidade em realizar todas as suas tarefas e provavelmente um treinamento para os funcionários usuária a suíte livre sairá muito mais barato do que comprar licenças do Office.

Porém se a empresa pretende migrar de Microsoft Office pra Libre Office isso pode gerar problemas especialmente por conta da incompatibilidade que existem para certos casos, especialmente o Calc e o Excel.

O Calc vai muito bem na hora de abrir planilhas mais simples do Excel, mas em planilhas mais complexas “o bicho ainda pega”, digo isso com dor no coração e experiência própria e recente, no meu trabalho uso planilhas todo o santo dia, e este ano ainda não havia precisado recorrer ao Microsoft Office, mas ontem não teve jeito, abri uma planilha complexa ( uns 16 MB de dados ) cheia de macros, formulas, condições, formatações etc e o Calc liberalmente perdeu os dados de mais ou menos umas 16 pastas.

Conclusão, tive que instalar o Excel pelo Wine para poder trabalhar nela e não acontecer tudo aqui novamente, para não ter que refazer todo o trabalho.

Por isso acredito que substituição do Microsoft Office deve ser feita com calma, porque mais importante que ideologia e briga entre softwares é o usuário não sair prejudicado, o Libre Office pode sim, na minha opinião, substituir com plenitude a suíte da Microsoft mas tem que aumentar ainda mais a compatibilidade com a mesma, pois é visto que o Gnumeric tem uma melhor compatibilidade com Excel por exemplo, mas tem menos recursos que o Calc.

 O que você acha disso tudo, o Libre Office pode substituir o Microsoft Office?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!