EditorialSistemas operacionais

O Problema do Linux são os softwares e não a dificuldade de uso

Windows ainda é maior por conta da variedade

Já dizia Linus Torvalds, “Sistema operacional bom é aquele que não se faz presente ao usuário”, e não poderia ter sido mais categórico esse cidadão excepcional da cultura geek.

Recentemente fiquei com coceira nos dedos para usar alguns softwares que são nativos do Windows, como o Camtasia, Sony Vegas, Unity Engine… entre outros bons softwares que quase me fizeram colocar o Windows em DualBoot depois de quase 2 anos sem ele no computador, à dois anos atrás eu usava ele por causa da faculdade, e hoje meu computador só tem Linux porque o Windows nunca fez falta muito grande.

Camtasia Studio 8

Instalar o Windows é um dilema

Quando eu olho para a falta de drivers de vídeo no Linux eu penso que no Windows a minha vida seria mais tranquila, mas aí eu lembro dos travamentos, dos vírus, das Dlls, das Toolbars etc e acabo voltando para a realidade, mas eu realmente queria usar os programas que eu comentei anteriormente, pouco me importa se a licença deles é proprietária, não sou esse tipo de usuário, sou do tipo que acha que liberdade não enche barriga, uso Linux porque ele é o melhor e não porque me sinto livre, esta é apenas uma das vantagens.

Comunidade Linux

Estava eu então pensando, instalo ou não instalo o Windows 7 ou Windows 8 no meu computador para usar estes programas? Quem conhece eles sabe que eles são referências para fazer edições de vídeo profissionais, tutoriais e gameplays, coisa que estamos tentado fazer no Canal do Diolinux no YouTube, usando apenas programas que rodam no Linux, se rodar pelo Wine roda no Linux certo?

Até aí tudo tranquilo, o Camtasia até instala a sua versão trial mas não funciona, se ele funcionasse eu realmente compraria o software, mas não teve vez, por mais que eu seja um expert em gambiarras para o Wine dessa vez não deu certo. 

Poxa vida! Será que eu vou ter que usar Windows para usufruir de bons softwares?

Então me toquei que não era bem essa a pergunta e sim, quando vamos ter softwares para Linux tão bons quanto os proprietários?

Eu sei que existem bons softwares para a finalidade que eu busco, venho me virando com eles inclusive, KdenLive, Kazam e Audacity tem sido um trio fenomenal para mim, todos os vídeos do canal foram feitos com estes programas, mas se o Camtasia tivesse versão para Linux eu poderia fazer o que esses 3 fazem com um programa só e com ótima qualidade, quem sabe até com qualidade superior.

Obviamente não é culpa do Linux

Não é culpa do Linux com toda a certeza, o Ubuntu é capaz de rodar qualquer um desses programas se eles fossem portados para as nossas plataformas ( Ubuntu foi só um exemplo ), veja o caso dos jogos com o Steam; por conta da falta de interesse no mercado das companhias que desenvolvem softwares é que ficamos nesse empasse, Usuários/Qualidade.

Não podemos exigir demais dos desenvolvedores Livres, é claro que eu ia adorar que o Kazam tivesse as mesmas funcionalidades que o Camtasia, mas possivelmente os desenvolvedores são muito mal remunerados se comparados aos desenvolvedores do Camtasia, e mesmo assim eles disponibilizam o software gratuitamente.

Linux ainda não ganha do Windows não pela dificuldade mas pela falta de programas

Claro que existe toda uma história de dominação de mercado por trás, mas a verdade é que a diferença de uso de um sistema Linux de um Windows é muito pouca, a aparência é diferente mas é só isso, se as coisas ( programas ) que os usuários buscaM estivessem no Linux e não no Windows as pessoas iriam migrar, isso nos leva a uma conclusão clara, todos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens mas a principal vantagem do Windows é ter programas líderes em seus segmentos.

Se o Linux tivesse uma participação de mercado maior até a Microsoft faria um Skype mais decente para o sistema do Pinguim, faria um Office para Linux, e ao mesmo tempo que o Linux não tem programas por que não tem usuários, ele não tem usuários porque não tem programas… ficamos neste empasse.

Hoje mesmo estava debatendo em um grupo no Facebook sobre compatibilidade entre o Calc e o Excel, muitas vezes acontecendo problemas de compatibilidade.

Hoje em dia o Ubuntu atende praticamente qualquer tipo de usuários genérico, mas quando precisamos fazer tarefas específicas é que podem vir as complicações, um sistema bom também é um sistema que é maleável para qualquer tipo de trabalho, e por mais bugado que o Windows seja é nele que muitas pessoas ainda depositam a sua vida profissional.

“Bem aventurados os que já usam Linux, pois o futuro será de vós” – Atos dos Nerds 1:1

Para concluir o texto e resumir tudo, o que falta para o Linux são alguns programas, o resto viria em cadeia, escolas dando curso básico de Linux, empresas migrando para o Linux pois é de graça e tem o software que ela precisa, jogos seriam lançados antes para Linux e depois no Windows… e eu vou sonhando…

Mesmo com uma variedade de programas inferior o Linux ainda tem muitas qualidades mais que fazem dele o melhor sistema operacional do mundo se formos colocar tudo numa balança.

Na sua opinião, o que é possível fazer para mudar este quadro e atrair desenvolvedores para o Linux?

OBS: Ah, e eu não instalei o Windows não, ainda não bati a cabeça tão forte assim! xD

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!