EditorialSistemas operacionais

Por que eu uso Linux?

O que me faz preferir usar o sistema do Pinguim aos proprietários?

Uma boa pergunta realmente, hoje peguei-me pensando sobre o assunto do por que, afinal de contas, usar Linux e não o Microsoft Windows, ou o Mac OSX e isso já à alguns anos.

Um sistema rápido e seguro

Esse foi o principal motivo, na época os sistemas Windows eram muito limitantes para mim, travados, com vírus que me obrigavam a fazer manutenção preventiva rotineiramente.

Encontrei no Linux um sistema fluido, leve e seguro; as coisas mudaram um pouco é verdade, o Windows 8 trava menos, o Mac continua sendo o Mac e o Linux ( Ubuntu ) ficou mais comercial e pesado, mas os novos recursos e aparência me fizeram gostar do sistema ainda mais.

Programas e preguiça

Não sou desses que usa Linux e ponto final, eu gosto é de tecnologia, apesar de seus objetivos serem bonitos, se o software livre não me servir eu não o usarei, não sou xiita a este ponto, muitos dizem que faltam programas no Linux, mas creio que isso não seja verdade, o que falta mesmo muitas vezes é vontade de aprender algo novo.

Por ainda ser uma alternativa, o Linux não é um sistema para preguissosos, não mesmo, uma pessoa não pode vir parar no Linux pensando que as coisas funcionam da mesma maneira que no Windows porque vai se decepcionar, porém, o fato das coisas não funcionarem como no Windows é que é a grande vantagem.

Para tudo o que se quer fazer no Windows existe um programa à altura no Linux, alguns poderão citar softwares específicos, como AutoCad, SolidWorks, alguns editores de mídias, determinados jogos e o que eu sempre faço, caso realmente precise deles é rodá-los através do Wine, tenho tido sucesso na maioria dos casos, quando não funciona normalmente uso o VirtualBox, se ele não der jeito tento contornar de outra maneira, acho que nunca cheguei a esse extremo.

Eu uso Linux porque ele serve para os meus propósitos e para os trabalhos e tarefas que eu realizo, hoje faço diversas atividades com meu Ubuntu rodando Unity, jogo, faço vídeos, edito som e vídeo, escrevo textos, uso programas em nuvem, navego na internet e tudo o que tem direito e quando quero mexer no sistema eu simplesmente posso.

Caso o Linux não sirva para os seus propósitos o mais aconselhado é usar o sistema que te atenda, ficar num sistema que não serve para os seus propósitos apenas por uma ideologia é bobagem.

A paixão pelo sistema e fanboys para todos os lados

Umas das coisas que mais me chamou a atenção quando comecei a usar Linux é o que chamamos de “comunidade”, apesar dessa ser uma palavra deturbada por alguns, o que se vê na maioria dos fóruns são pessoas que realmente estão dispostas a ajudar.

Particularmente acho que os fanboys estragam um pouco o relacionamento das pessoas, especialmente as que vem em busca de auxílio, e isso não só os ditos fanboys de Linux ou alguma distribuição, fanboys de Windows e de Mac também são inconvenientes, pois são pessoas que não se pode argumentar afinal ela está com a razão e ai de quem discordar.

Mas realmente, algo tocante é mesmo a PAIXÃO que os usuários Linux tem pelo sistema, e me senti muito bem nesse meio, esse é um dos motivos acredito que me faz gostar de Linux.

Por que uso Linux?

Uso porque é o melhor sistema que encontrei até agora, e de todas as distros que testei a que mais me agrada é o Ubuntu, que é sempre vítima de muitas críticas, mas é a melhor de todas ( mais uma vez, na minha opinião).

Não lembro de ter me frustrado alguma vez usando Linux, sabe às vezes as coisas não dão certo, algumas coisas não funcionam, mas graças à ajuda de algumas pessoas e pesquisas eu consegui contornar a maioria dos meus problemas e ainda aprendi muitas coisas, o Linux é sinônimo de conhecimento para mim e ele me fez ser o que eu sou hoje, ser reconhecido pelas coisas que eu faço, tudo isso eu devo ao Linux. Como não gostar de um sistema de te deu tudo isso?

Muitos dos meus amigos de hoje eu conheci por conta do Linux, conheci pessoas que realizam projetos interessantes por conta do Linux também.

Em resumo, não é que o Windows e o Mac sejam ruins, mas usar Linux me faz sentir bem e participativo, não consigo me imaginar desenvolvendo algum projeto em informática que não envolvesse o Linux de alguma maneira, não consigo imaginar um “DioWindows” por exemplo.

E você leitor, usa Linux por que?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!