Shumway: Mozilla está desenvolvendo projeto para aposentar o Flash - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Shumway: Mozilla está desenvolvendo projeto para aposentar o Flash

Mozilla está desenvolvendo uma tecnologia para "matar" o plugin do flash de uma vez por todas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

/ por Dionatan Simioni

Fundação por trás do Firefox desenvolve substituto do Flash

O Flash é aquele tipo de tecnologia que já está ultrapassado e está demorando para sair do mercado
parece o Windows XP e vem sendo substituído aos poucos com o tempo, mas o maior problema é que ainda existem muitos computadores com softwares antigos que são dependentes do Flash e alguns serviços como o YouTube, apesar de estarem migrando os seus conteúdos para o HTML5 ainda tem boa parte dele rodando com auxílio do flash.

Shumway - substituto do flash


Se a Mozilla conseguir executar seus planos, ela poderá matar de vez os plug-ins Flash com uma tecnologia que é onipresente na web e impossível de matar: o JavaScript. 
Desde 2012, a fundação trabalha num projeto chamado Shumway que permitirá executar arquivos SWF (Shockwave Flash) numa página web usando puro JavaScript sem precisar de plug-ins.

A Mozilla obteve sucesso em muitos casos usando o Shumway como um add-on para o browser Firefox, mas ainda existem alguns bugs, ao que tudo indica quando estiver pronto o recurso deverá vir como padrão no navegador tornando desnecessário a instalação do Flash, como o recurso é crossplataform ele deverá comparecer no Google Chrome.

A Mozilla já fez algo semelhante para leitura e apresentação de arquivos PDFs usando JavaScript puro, e já embutiu o recurso no browser como padrão desde a versão 19. 



Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo