NotíciasWindows

Microsoft: “O Windows é muito melhor que Software livre” #BitchPlease

Site TechNet da Microsoft argumenta contra software livre

Não é de hoje que a Microsoft tenta eliminar a concorrência na base do verbo, recentemente a vítima foi o Libre Office, e agora ela critica o software livre de maneira mais abrangente mas especialmente a questão de implementação de software livre em redes.

Você pode ler toda a historinha da Microsoft neste link  mas vamos abordar alguns pontos que são realmente interessantes.

9pfBtfzvWTjf5oopbcSQ5BHOl3D6vXutI98HNaI3NlJhmvIWPl0SLXev GigiL0Y pSvQzBhhjTZ6RvyeVJSqcsJBejA0em7GZsi aN1 tQlIXPtN6dkzzTvFwNA4HSUnNIRESO0

O texto se inicia explicando o que é o software livre, até aí nada de mais, fala sobre as 4 liberdade, explicada cada uma delas ( achei até que estavam fazendo propaganda ) pois o texto estava correto, mas aí terminou um parágrafo com a frase:

O software livre não possui todas as funcionalidades de configuração, gerenciamento e integração com outros softwares como o Windows possui.

Quase gargalhei! Sério! 

Se você pensa que acabou, não imagina, agora vem os argumentos de porque usar o Windows em vez do Linux.

“Hoje caso você precise instalar uma rede é necessário:

  • Rede Software livre
    • A contratação de um profissional que irá:
      • Configurar tudo manualmente e de acordo com seus conhecimentos;
      • Fazer as modificações que achar necessário – lembre-se o código é aberto;
      • Compilar a aplicar as atualizações manualmente.
  • Rede Microsoft Windows
    • A contratação de um profissional que irá:
      • Utilizar os assistentes da Microsoft;
      • Não é necessário fazer modificações, o software já vem completo;
      • Atualizar as configurações através do Update da Microsoft.”

Obviamente quem entende no assunto sabe que não é bem assim, e quem faz tudo “na mão” com servidores obviamente nunca ouviu falar do Yast do Suse por exemplo.

Uma coisa eles estão certo, o texto diz que software livre não significa necessariamente software grátis, e isso é verdade, mas a maioria é grátis sendo que a “contratação profissional” mencionada aí em cima está aí justamente para fazer as coisas funcionarem.

Outra “coisa” interessante é a conclusão do texto, veja:

“Conclusão

O Windows é mais que uma ideologia, é uma poderosa ferramenta para garantir a segurança e disponibilidade de uma rede. Antes de pensarmos em custo de aquisição devemos pensar em redução de custos e garantia de uma rede estável, afinal todas as informações de uma empresa estão nela… e valem muito. “

Desde quando Windows é ideologia? Ferramenta para garantir segurança, sério? Rede estável? Me explica por que a NASA colocou o Debian na estação espacial?

Bom não vou ficar rebatendo cada uma dessas afirmações infundadas que creio que qualquer profissional que entenda um pouco do assunto sabe que é mentira.

Mas o que eu gostaria de ver, em vez de ficar “chorando as pitangas” é alguma fundação de software livre lançar um documento do tipo “Por que Linux e não Windows” aposto que os argumentos seriam mais convincentes.

O que você achou de tudo isso?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!