Notícias

Lançado openSUSE 13.1 – Download + Dicas de Pós instalação

Está disponível para download a mais nova versão do openSUSE 13.1

Depois de um bom tempo de trabalho e desenvolvimento finalmente está disponível a mais nova versão da distro openSUSE, ela vem com muitas melhorias e atualizações.

Essa nova versão terá suporte prolongado de 30 meses tornando-o uma ótima opção para ser usada em servidores, não bastasse já a poderosa ferramenta Yast que vem com o sistema e permite que você configure praticamente tudo de maneira gráfica os programas receberam muitos upgrades, como o Kernel Linux que vem na sua versão 3.11.6, o Libre Office na versão 4.1.3.2, VLC 2.1 e outros mais.

openSUSE 13.1 KDE

Essa versão do SUSE suporta plenamente processadores ARM e traz também as mais recentes versões dos ambientes Gnome e KDE e suporte ao UEFI,m incluindo também o Firefox em sua versão 25.

Para baixar a nova versão do openSUSE acesse este link.

Dicas de pós instalação

Encontrar dicas de pós instalação para o SUSE não é tão fácil quanto para o Ubuntu por isso resolvemos dar algumas dicas para quem quiser se aventurar no sistema operacional.

Primeiro vamos atualizar o openSUSE, abra o terminal e rode os comandos:

su
zypper refresh
zypper update

Agora vamos instalar os drivers das placas de vídeo, para isso existe uma página muito conveniente da comunidade do openSUSE onde é possível instalar qualquer driver de vídeo e também Codecs para execução de arquivos multimídia através de um simples clique, acesse esta página e instale os correspondentes à versão do SUSE que você baixou.

No mais para instalar programas via terminal você pode usar o comando:

zypper install nome_do_pacote

Para atualizar um pacote específico

zypper update -t nome_do_pacote

Para remover um pacote

zypper remove nome_do_pacote 

Se você deseja instalar o Steam no openSUSE consulte essa página.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!