AMD

AMD e seu suporte semi-patético

Drivers de vídeo ainda são problemáticos

Apesar das coisas estarem evoluindo, e os mais recentes drivers melhorarem em até 80%  o desempenho dos chips gráficos da AMD/ATI, em determinados modelos comparar o desempenho do computador com drivers no Windows e no Linux chega a ser patético.

Esse artigo na verdade é um desabafo, apesar da AMD ter declarado que está trabalhando na melhoria do suporte para Linux, as coisas ainda não estão muito boas, talvez para placas mais novas o suporte esteja melhorado, mas para algumas placas um pouco mais antigas, coisa de um, dois anos a coisa ainda é meio pífia.

Recentemente, por conta de um problema no meu computador tive que pegar emprestado um notebook com Windows 8, depois de pedir permissão tratei de fazer o Dual-Boot, a configuração do computador não é muito condizente, ele tem 3GB de memória mas possui um processador APU AMD Dual Core 1,3 Ghz, o que faz o desempenho dele não ser dos melhores.

Decidi instalar o Linux Mint 16 MATE nele, o sistema é excelente diga-se de passagem, muito leve, usa pouca memória, cerca de 200 MB, um valor realmente muito baixo, o ambiente em si também não é pesado mas por conta do driver de vídeo proprietário o sistema por vezes fica mais lento.

Lentidão, lentidão e mais lentidão

Sério! Instalei o MATE, o XFCE, o LXDE, o Enlightment e o OpenBox e todos eles vez ou outra ficam lentos ou travam, enquanto que no Windows 8 a movimentação é bem mais fluida, acredite se quiser!

É impensável instalar um ambiente gráfico tão simples quanto o OpenBox e ainda ver ele travar, então AMD, vamos melhorar o drivers de verdade, além de qualidade nos queremos agilidade também, se fosse para plataforma Windows esse tempo seria muito reduzido e olha que você nem tem o código fonte do sistema!

Não sei exatamente como está suporte para outras placas, sei que os drivers da Intel são disparados os melhores, quem sabe serve de exemplo né? E você leitor já teve problemas com drivers de vídeo no Linux?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!