DebianNotíciasSistemas operacionais

SteamOS é apenas um refisefuqui do Debian?

Conheça melhor a interface do Steam OS

Na sexta-feira 13 passada a Valve anunciou o seu novo sistema operacional, o chamado Steam OS baseado no GNU/Linux Debian, deverá equipar as Steam Machines que serão lançadas em meados de 2014.

Já pudemos vê-lo através do VirtualBox e para nossa surpresa ele parece ainda uma simples remasterização do Debian, pura e simples.

Vamos dar uma olhada em algumas imagens:

A primeira imagem nos mostra a tela inicial do Steam OS, com dois modos de instalação e um modo de recuperação, a instalação apaga todo o disco.

tela inicial do Steam OS

A tela de GRUB carrega a versão 2 do mesmo e possui até mesmo a imagem do Debian ao fundo, o sistema vem com o Kernel 3.10 e é apenas de 64 bits.

GRUB Steam OS

A Tela seguinte mostra o GDM, tradicional gestor de login do Gnome, ele possui os mesmos temas do Debian com Gnome.

GDM - Gestor de login Steam OS

Podemos ver abaixo o ambiente de trabalho do Steam OS, com ícones tradicionais do Gnome, um ícone para reportarmos bugs e outro que representa o cliente Steam.

Depois de baixar a atualização do Steam como você faria em qualquer outra distribuição Linux o que você vai ver exatamente o mesmo, um Linux com Steam instalado, para ter a experiência que a Valve pretende trazer ao usuário você deve ativar o modo Big Picture da Steam, como na imagem abaixo.

Área de trabalho Steam OS

Até agora o que sabemos é que o sistema é um Debian mais “capado” e com drivers NVidia o mais otimizados possíveis.

Tudo bem que essa é apenas  a versão 1.0 mas o Steam OS aparente ser uma remasterização do Debian com o Steam Client já instalado, o que pode parecer estranho na verdade é irrelevante, afinal de contas o foco do Steam OS não é o uso Desktop e sim para jogos, os consoles serão vendidos com o sistema já funcionando a partir do Big Picture ( acredito), e teremos a certeza de que se depender da base ele será muito estável.

E aí, o que você achou?

Fonte.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!