EditorialNotícias

Uma semana usando Windows – Uma história verdadeira de um pirata da internet

Tive que ficar uma semana usando o Windows e quero compartilhar com vocês a minha experiência de usuário

Se você acompanha o blog ou mesmo o nosso canal no YouTube deve saber ( se não sabe eu te conto agora) que o meu computador estragou, e por pouco mais de uma semana tive que 

pegar um notebook emprestado e tive que usar Windows durante esses dias, depois de muito tempo usando Linux as coisas parecem mais estranhas, e por isso vou compartilhar com vocês essas experiência.

Antes de mais nada vou ser totalmente sincero sobre o que tive que usar, programas que instalei e tudo mais, para fins de explicação, meu notebook queimou o cooler e tive comprar uma peça nova, nesse meio tempo enquanto esperava a chegada da peça para substituição peguei o computador de minha namorada emprestado para que eu pudesse fazer os meus afazeres diários.

O computador dela tem dual-boot com o Linux Mint 16 MATE, mas como eu comentei neste artigo aqui  ele tem uma placa de vídeo AMD e o processador meio fraco de modo que usar Linux com os drivers da AMD para produção ficou meio complicado utilizá-lo, enquanto que no Windows a movimentação era muito mais fluida, no Linux o computador travava muito, de modo que comecei a minha jornada pela semana no Windows mesmo então, e a história começa a partir de agora.

A primeira coisa que fiz e um velho conhecido

Sou um usuário de Windows de longa data, usei muito o Windows XP e um pouco o Windows 7, se for comparar com o tempo que faz que eu uso Linux a minha experiência no Windows é maior.

A primeira coisa que fiz foi criar um novo usuário para poder instalar algumas coisas de que eu precisava para trabalhar, e hoje como um usuário de outro sistema posso perceber claramente a diferença entre usar um sistema e outro.

Primeira coisa

Não vou ficar enganando as pessoas aqui, o computador tinha um Windows 8 PRO pirata, assim como o seu Office, mas Ok a maioria dos usuários do Windows estão neste mesmo perfil e alguns nem sabem a diferença entre original e pirata, o primeiro programa que instalei foi o Google Chrome, praticamente todo o meu trabalho está interligado com o uso do navegador e suas extensões, instalei também o Skype, o Dropbox e um antivírus, quase esqueci dele.

Achei que com isso conseguiria passar uma semana para fazer as minhas atividades mais básicas, como trabalhar, escrever no blog e quem sabe até postar algum vídeo no canal, mas como a proposta do mesmo é usar somente Linux para produzir essa parte ficou meio de lado.

Tudo funciona por aqui?

Levando-se em consideração que o sistema é pirata e eu não deveria estar utilizando ele assim tudo até então funciona bem, o Dropbox que foi uma das minhas críticas ao Elementary funciona tão bem quanto no Ubuntu, o Chrome é o mesmo de sempre e o Skype me pareceu ter mais recursos no Windows que no Linux, mas em fim, eu só precisar conversar com algumas pessoas mesmo.

Esqueci de comentar que o computador já tinha o Adobe Photoshop CS6 instalado então se eu quisesse fazer trabalhos gráficos eu teria uma boa ferramenta, sim Photoshop pirata também.

Os dias foram passando…

E tive que começar a produzir com o Windows, por isso fiz este vídeo falando pro pessoal sobre a minha situação e o porque de uma diminuída na quantidade de conteúdo. Precisei postar artigos no site, editar imagens para colocar aqui no blog e na fan page, precisei editar vídeos entre outras coisas, foram aí que algumas dificuldades começaram.

Sério mesmo, o problema é o costume

Você acaba se acostumando com o sistema operacional e com as opções e ferramentas que o mesmo oferece, por exemplo edições rápidas como cortes em imagens, edições de Print Screens são facilmente feitas usando o Shutter mas ele infelizmente não tem versão para Windows, o próprio sistema tem uma ferramente de captura mais avançada mas mesmo assim não tem os mesmos recursos do Shutter, porém OK, tenho o Photoshop lembra.

Apesar de que “abrir o Photoshop para apenas cortar uma foto é o mesmo que matar uma mosca com  uma bazuca” assim eu o fiz, depois lembrei do Paint, e acabei optando por ele, para um trabalho simples assim ele serviu sem problemas.

Então resolvi gravar o vídeo que comentei antes para contar a todos vocês sobre o problema e dar mais alguns avisos importantes de final de ano, se você não viu o vídeo ( e quer conhecer o rosto deste autor que vos escreve, veja-o) até a gravação tudo bem, gravei ele com o meu Smartphone mesmo e qualidade não foi das piores, como eu não tenho drivers instalados no Windows que eu estava usando não pude fazer a transferência de arquivos via cabo, no Ubuntu basta conectar o aparelho, então me utilizei de uma ferramente muito boa chamada AirDroid, ele já foi tema de um artigo aqui do Diolinux e funciona em qualquer sistema operacional, se você tem um Android vale a pena conhecer.

Depois do vídeo no computador hora de editar, meu querido KDEnLive não tem versão para Windows 

então tive que procurar alternativas.

Depois que você acostuma é difícil sair

Foi uma procura intensa, pesquisando um pouco no deus Google eu encontrei muitas respostas envolvendo softwares famosos como Sony Vegas, Adobe Premiere e Camtasia Studio, todos eles pagos, então pensei em pesquisar um software alternativo com boas características, o melhor que encontrei foi o VideoPad no site do Baixaki ( e olha que fazia tempo que eu não baixava nada por lá), ainda que fui atento em marcar a opção de baixar sem o instalador do site pois caso contrário outros programas e propagandas iriam ser baixados junto com o software.

Infelizmente o VideoPad não me satisfez e o Windows Movie Maker é muito básico, não existe nenhum software tão bom e com recursos avançados quanto o KDEnLive que seja grátis para Windows, então mais uma vez por conhecer o programa um pouco baixei a versão pirata ( portable na verdade ) do Camtasia Studio 8.

Este realmente é um software fabuloso, se ele tivesse versão para Linux eu certamente o usaria, desculpem a pirataria, mas estou sendo franco, foi a única maneira que encontrei de fazer o meu trabalho, eu poderia comprar uma licença, poderia, mas como não há versão para Linux eu não iria fazer uso dele por mais de uma semana, logo isso não compensa, não me crucifiquem.

Depois de editar o vídeo era hora de fazer a thumbnail, eu tenho muita intimidade com o Photoshop mas confesso que senti falta do GIMP então instalei ele e fiz meu trabalho com ele, sem muita demora também instalei o Inkscape pois me sinto mais confortável fazendo os trabalhos neles, até mais produtivo eu diria.

Problemas

Até então eu não tinha tido problemas, tinha tido inconvenientes apenas e questão de gosto e costume por aplicações, mas logo tive realmente um problema.

Um amigo meu ficou sem o sistema operacional do seu Galaxy Y e me pediu ajuda, logo pesquisei na internet a ROM oficial do Smartphone dele e baixei, o próximo passo foi colocar o MicroSD dele num adaptador e colocar no notebook para passar a ROM para o mesmo afim de “flashar” ela no Galaxy; para minha surpresa o adaptador de cartão não foi reconhecido pelo Windows e foi um grande parto até fazer ele funcionar, foi uma caça a drivers que durou quase 3 horas, usei o Slim Drivers um programa muito bom para essa essa finalidade, porém o mesmo não solucionou o meu problema, fui até o site do fabricante ( Acer) baixar o dito driver e mesmo assim não funcionou…

Depois de muito tempo eu já estava a prestes de fazer uma barbaridade

dMtMEo1dJKHMtcO5xlMklRPJWsgDbe4uuu1PWk5nEUUI82s 127wVHuHookLpaAUBIUWIaITTAgM2ancjypAr8N 1sVwUp2Yu3VpqIwqy04WgrkdJibTAteKmCavTPEv cAR9Kwv

Mas, para nossa alegria ( minha e do meu amigo e também para a minha saúde) encontrei um link para um driver no Guia do Hardware, driver esse que não sei da onde veio mas que finalmente funcionou e eu pude ajustar o Smartphone do meu amigo.

Ubuntu volta pra mim

Em poucas horas a peça que encomendei deve chegar e vou poder usar meu notebook com Ubuntu normalmente, mas posso dizer que essa experiência foi muito válida, afinal virar usuário do Windows por uma semana me fez ver coisas que eu não sabia, ou não percebia até usar Linux.

O que realmente diferencia o Windows no Linux ( Ubuntu ) é a variedade de programas, isso é fato, mas isso não quer dizer que essa variedade seja útil, de todos os muitos editores de vídeos grátis que existem nenhum é tão bom quanto o KDEnLive, claro a não ser que você pague por ele, o Windows como todo ecossistema se apoia muito na pirataria, se não fosse ela esses programas não seriam tão famosos e difundidos, afinal não é todo mundo que pode pagar por um combo desses Windows+Office+Camtasia Studio+Photoshop+Corel, que seriam os programas com funcionalidades de que eu necessito.

Em relação ao sistema a produtividade cai um pouco pela falta do costume, ainda mais com o Windows 8, sistema operacional é realmente uma coisa de costume, é difícil mudar de um para o outro, e se você não tem dinheiro para investir num sistema que não vale o que custa o Linux é uma ótima solução e você não precisa pagar nada por ele e nem pela maioria de seus softwares.

Ser honesto parece ser uma coisa dispensável no meio Windows, afinal dessas pessoas que muitas vezes enchem a boca para falar que o Windows é a 7ª maravilha do mundo, quantos desses usam o Windows original, Office Original, jogam games originais, fazem capturas com o Fraps com a licença do programa, editam com um Sony Vegas Original.

Tire a pirataria do Windows e ele estará perdido.

Convido você a ler o meu artigo 10 motivos para trocar o Windows pelo Ubuntu caso não tenha lido.

Um outro artigo que eu gostaria que você lesse é um onde falei sobre essa questão de se acostumar com um sistema e ter dificuldade de usar outro, isso acontece muito comigo sempre que testo uma distro Linux que não seja baseada no Ubuntu.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!