BlueGriffon: Editor de código com WYSIWYG para Ubuntu Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

BlueGriffon: Editor de código com WYSIWYG para Ubuntu Linux

Conheça um substituto ao DreamWeaver para Ubuntu Linux

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

/ por Dionatan Simioni

Quer um editor semelhante ao Dreamweaver para Ubuntu Linux?

Hoje estava testando um sistema de hospedagem com um template e me dei conta de que eu estou realmente enferrujado com PHP e HTML, OK, não é motivo de orgulho mas um editor com aquela propriedade do Dreamweaver o WYSIWYG iria ajudar muito, mas será que tem algo parecido para Linux?

Editor com WYSIWYG no Ubuntu

O que é WYSIWYG?

WYSIWYG é o acrônimo da expressão em inglês "What You See Is What You Get", cuja tradução remete a algo como "O que você vê é o que você obtém" (OQVVEOQVO). Significa a capacidade de um programa de computador de permitir que um documento, enquanto manipulado na tela, tenha a mesma aparência de sua utilização, usualmente sendo considerada final a forma impressa. O uso inicial do termo foi relacionado a editores de texto, agora porém é aplicado a qualquer tipo de programa, como, por exemplo, programas de web design.

Dois exemplos clássicos de editores WYSIWYG são o Writer e o Microsoft Word, nos quais o documento é mostrado na tela da mesma forma que será impresso.
                                           
                                                                                                               Fonte: Wikipédia.

Nesse caso específico é um Editor de código onde você não precisa necessariamente mexer no código pra estruturar o site, obviamente conhecimento pelo menos básico é necessário mas é um ferramenta muito boa, especialmente para quem está começando ou não tem muito tempo para estudar linguagens, com o passar do tempo é até natural que os programadores abandonem esse modelo de software para utilizar algum que use apenas o modo texto, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Dentre os Softwares que pesquisei e testei o que melhor atendeu essa necessidade foi o BlueGriffon e é ele que vamos aprender a instalar.

Como instalar o BlueGriffon no Ubuntu

Primeiramente baixe este pacote DEB e instale, ele irá adicionar o repositório GetDeb ao seu Ubuntu que é o repositório onde está o software BlueGriffon.

*Para instalar um pacote DEB basta dar dois cliques e instalar com a Central de Programas


Depois de instalado hora de atualizar a lista de programas, você pode simplesmente abrir o "Atualizador de Programas" pelo menu ou rodar o comando abaixo num terminal:
sudo apt-get update
Agora vamos instalar o BlueGriffon, abra a Central de Programas e procure por ele lá, se preferir pode usar o Synaptic para isso, ou ainda do jeito simples e rápido, pela linha de comando:
sudo apt-get install bluegriffon
Basicamente é isso, agora é só abrir ele pelo menu, até a próxima!



Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo