Como ver o quanto espaço você tem em seu HD no Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como ver o quanto espaço você tem em seu HD no Ubuntu

Você tem dúvidas sobre como ver o espaço no HD no Ubuntu, este artigo vai tirar todas as suas dúvidas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

/ por Dionatan Simioni

Vamos conhecer algumas maneiras de verificar o status do nosso Disco Rígido no Ubuntu

Está uma das coisas que poderiam melhorar no Ubuntu, ou no Nautilus, a verdade é que muitos usuários vindos do Windows não conseguem ver com a mesma facilidade o tamanho de seus HDs no Ubuntu, ou mesmo de Pen Drives ou qualquer outra partição, por isso neste artigo vamos te mostrar o quanto é fácil fazer isso e você verá que não há dificuldade, é apenas diferente.

Como saber quanto eu tenho de HD no Ubuntu?


Usando o Monitor do Sistema

O Monitor do Sistema (Gnome-System-Monitor) é uma ferramente muito útil e que já vem instalada com o Ubuntu e com a maioria das distribuições baseadas em Gnome de alguma forma; através dele podemos verificar os processos que estão em execução, as estatísticas de uso de processador, memória e rede e também, o uso do seu disco rígido.

Para abri-lo basta procurar a aplicação Monitor do Sistema ( ou System Monitor se estiver em inglês ) e dar um clique para abrir, navegue até a terceira aba "Sistemas de Arquivos".

Monitor do Sistema do Ubuntu detalhado

A janela que vai se abrir deve ser semelhante a que você vê na imagem acima, através dessa tela podemos obter informações completas sobre todos os sistemas de arquivos, na parte direita você conseguirá ver claramente quanto espaço livre e ocupado você tem em suas partições acompanhado de um gráfico simples mostrando o percentual de uso.

OBS¹: O Monitor do sistema é capaz de monitorar os seus Pendrives e Cartões de Memória também, quando você "espetar" um deles no computador ele vai aparecer nesta aba também.

OBS²: O Monitor do Sistema só mostrará sistemas de arquivos que estiverem montados, no Windows as partições são montadas automaticamente na inicialização, no Linux você pode configurar para que isso aconteça, mas por questões de segurança isso não é habilitado por padrão, para montar uma partição qualquer basta clicar sobre ela no gerenciador de arquivos do sistema (Nautilus) como é mostrado na imagem abaixo:

Montando Partições no Ubuntu

Quando a partição estiver montada os ícones destacados pelo círculo azul na imagem acima farão essa indicação. Todos os dispositivos que podem ser montados estão debaixo da sessão "Dispositivos" no Nautilus, o dispositivo "Computador" não aparece como montado na imagem acima porque ele é a própria partição que você está agora, é a partição do sistema, ela é montada logo que o sistema inicia.

Vendo o tamanho da partição e o uso do HD através do Nautilus

Ainda usando como exemplo a imagem acima, no Nautilus caso você clique com o botão direito sobre uma das partições e acessar a última opção no menu de contexto você chagara até o menu "Propriedades" e verá uma tela semelhante a esta abaixo:

Propriedades de disco Ubuntu

Como podemos ver agora temos a mesma informação que o Monitor do Sistema nos trazia mas de maneira individual, desse forma podemos ver a capacidade da partição ou disco, espaço livre, espaço ocupado e o sistema de arquivos, acompanhado de um gráfico para demonstrar o uso, da localização da partição no sistema e do número aproximado de arquivos contidos nessa partição; tudo isso clicando apenas com o botão direito do mouse sobre a partição e clicando em "Propriedades", é muito simples.


Utilizando o Analisador de Uso de Disco

Esta é uma das ferramentas que vem com o próprio Ubuntu mas que poucas pessoas utilizam, a verdade é que ele é um utilitário muito interessante, procure por "Analisador de uso de Discos" no menu e abra a aplicação:

Analisador de uso de Discos do Ubuntu

Logo na primeira tela do programa você já terá as informações de uso de discos, mas experimente clicar em uma das partições para ver o que acontece.

Analisador de Uso de Disco

Desse forma você conseguirá ver de forma detalhada e com um gráfico o tamanho de cada pasta e a quantidade de arquivos de cada diretório.

*Seria interessante para o Nautilus mostrar através de um barra sobre os discos o uso do HD, como faz o Nemo, ficaria mais prático, quem sabe nas versões futuras.

Agora você já sabe como ver o seu uso de disco no Ubuntu de maneiras simples e diferente, gostou do artigo? Compartilhe! =)

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo