Evolução de desempenho gráfico com placas Intel do Kernel Linux 3.8 ao 3.14 - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Evolução de desempenho gráfico com placas Intel do Kernel Linux 3.8 ao 3.14

Confira essa matéria e veja qual é o melhor Kernel para o seu computador com placa Intel

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

/ por Dionatan Simioni

Benchmarks com o Kernel Linux mostram uma evolução considerável

Olá pessoal, aí vai mais uma daquelas coisas interessantes que os usuários gostam de saber, a Phoronix, responsável por inúmeros benchmarks usando o Linux fez mais alguns testes e descobriu uma escala evolutiva de desempenho para placas Intel com diferentes versões do Kernel, ora venhamos então:

Doom 3 benchmark Linux

Como primeiro exemplo temos o game Doom 3, rodando com gráfico no "High" à uma resolução de 1920x1080.

Pelo gráfico podemos perceber uma evolução considerável do Kernel 3.8 que vinha como padrão no Ubuntu 13.04 até o Kernel 3.14 que atualmente está no ainda em desenvolvimento, Ubuntu 14.04 LTS; o Ubuntu 13.10 usa o Kernel 3.11 por padrão e tem um desempenho ligeiramente inferior ao Kernel 3.14.

Vamos olhar mais um gráfico, desta vez com o clássico OpenArena.

BenchMarks com o OpenArena

Neste caso podemos ver uma crescente considerável, mesmo do Kernel 3.11 para o 3.14 que no teste com o Doom 3 está equivalente, no OpenArena a diferença entre os dois ficou em praticamente 10 FPS.

Este tipo de comparação nos ajuda a configurar a nossa máquina para um melhor desempenho, preferir distros mais novas às LTS mais antigas como o Ubuntu 12.04 possivelmente trará mais desempenho para os seus jogos ( Em se tratando de placas Intel).

É possível também instalar novas versões de Kernel no sistema, porém como podemos observar no gráfico nem sempre fazer um upgrade é um opção boa, veja o exemplo acima onde o Kernel 3.12 tem uma queda de rendimento em relação ao Kernel 3.11.

Se você quiser aumentar o desempenho gráfico do seu computador com placa Intel não deixe de instalar os Drivers proprietários, se você acha essa tarefa complicada conheça um software chamado
Device Driver Manager, ele vai facilitar a sua vida.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  - Siga também nossos escritores 
@dionatanvs - +Dionatan Simioni - + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo