Editorial

Combo da Desgraça! – Venda de computadores com Hardwares incondizentes

Muita memória, pouco processador e outras pilantragens da indústria

Já havia um tempinho que queria escrever sobre isso, sobre como a indústria faz pouco caso dos consumidores empurrando computadores ruins para as pessoas, especialmente aqui no Brasil como se fossem boas máquinas.

Como eu formato computadores para ganhar um extra de vez em sempre acabo me deparando com essas perolas com uma certa frequência, e toda a vez que eu olho isso penso em como a pessoa foi feita de trouxa na hora de comprar o equipamento.

O problema

Digamos que para um computador ter um bom desempenho de maneira geral, nada muito hardcore, mas para que ele não trave independentemente do sistema operacional que utilize dois fatores são primordiais.

Quantidade de memória e o processador, sendo neste caso importante avaliar o número de núcleos e obviamente o clock do mesmo.

Existe uma linha de computadores que não chega a ter um preço baixo no Brasil ( custam em torno de uns R$ 1.300 podendo variar, normalmente para mais) que tem uma configuração de Hardware não condizente com a necessidade de um usuário, por exemplo:

  • Dual Core 1.3 Ghz
  • 3 GB Memória
  • 500 GB de HD
  • Vídeo Integrado
  • Tela de 15,1″
  • Teclado numérico

A primeira vista pode parecer um bom computador, a maioria dos leigos olha pra quantidade de memória e acha que está adquirindo uma boa máquina mas o gargalo está no processador, existem muitos Smartphones com um processador similar por aí.

Estou falando com conhecimento de causa, por que eu tinha um notebook com essa configuração, umas 4 abas do Chrome abertas e o PC ficava muito mas muito lento!

O problema não é o computador ter um processador destes, afinal o processador faz o que se propõe a fazer o problema é a maneira com que ele é vendido.

O pessoal que monta computadores sabe a possivelmente o componente mais caro é justamente o processador, então eles optam por uma versão mais barata, muitas vezes mais antiga ( normalmente processador barato não presta) e optam por “encher os números” em peças mais em conta, como disco rígido e memória RAM.

Se este mesmo computador tivesse 6 GB de memória mesmo assim ele seria lento, o problema não é a memória e sim o processador e ainda vendido como uma super máquina “capaz de realizar os seus sonhos” pela loja, este computador me custou 1500 reais no final de 2011, sim eu fui burro e não prestei atenção, por isso estou escrevendo o alerta.

O Windows 7 não rodava direito nele, o Ubuntu não rodava direito, ele travava até com o XFCE! A única distro que fluiu melhor nele foi o Linux Mint KDE por incrível que pareça.

E hoje…

O que eu encontrei me deixou mais triste… ( não tô cantando!), um computador com características semelhantes, só que pior!

No anterior era um processador AMD, hoje peguei um notebook para formatar que tem um processador Intel Dual Core de míseros 1 Ghz e adivinhem? 4 GB de RAM!

Me diz se isso não é para enganar o consumidor? Segundo informações o computador custou R$ 1.300 reais.

Um computador assim não foi capaz de rodar o Cinnamon, nem o Unity, nem o KDE 4.10, nem o Gnome, nem o Pantheon do Elementary que tem fama de ser leve rodou direito nele, o Windows 8 não rodou e o Windows 7 no seu “Modo Fallback” que foi o que veio de fábrica funcionou razoavelmente, o computador é novo, veio com o UEFI e tudo, mas não é nada bom, nem para o usuário comum, o computador não consegue rodar direito nem os games em flash do Facebook e trava em vídeos do Youtube por falta de processamento.

Evite!

Evite cair neste “Combo da desgraça”, dê preferência por processador com o clock acima de 2 Ghz,  e observe a quantidade de núcleos, nunca, jamais compre um PC com apenas um núcleo, se você não tem tanto dinheiro na hora de comprar, não se importe tanto com a quantidade de memória, por que você até consegue colocar mais memória em um notebook mas trocar o processador sairá muito mais caro!

Se informe antes de comprar uma máquina, não faça como eu fiz na época, não confie nos vendedores, eles simplesmente querem vender, isso quanto entendem do que estão vendendo, então abra o olho e não compre um PC com um processador tão fraco, você pode até querer ele só para navegar na internet mas se ele tiver um CPU tão ruim até essa atividade simples será prejudicada.

Use a regra do 2:2:2:200

  • Pelo menos 2 – Núcleos
  • Pelo menos 2 – Ghz
  • Pelo menos 2 – GB RAM
  • Pelo menos 200 – Gigas de HD

Tomando como base estes valores qualquer computador acima disso será uma boa máquina para pelo menos você fazer todas as suas atividades diárias sem muitas preocupações.

Ajude-nos a ajudar as pessoas compartilhando este artigo, é só clicar nos links logo abaixo, até a próxima!

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!