Sistemas operacionaisSoftwares

Netrunner OS Review – Prós e Contras da Distribuição

Testamos e avaliamos o Netrunner OS para você!

Olá pessoal, finalmente chegamos ao dia da grande review do Netrunner OS, que acompanha o Diolinux nas redes sociais deve ter ficado sabendo que tive alguns problemas para gravar, estar revisões normalmente requerem muito tempo e eu estava sem muito dele para fazer uma review em vídeo, como não queria fazer vocês leitores esperarem ainda mais resolvi fazer a review em modo texto da maneira mais completa possível, passando as mesmas ideias que eu iria passar em vídeo, eu espero que gostem, pretendo fazer outras reviews em vídeo quando possível.

Vamos começar!

Netrunner OS

Primeiramente vamos apresentar a distribuição, o Netrunner OS é uma distribuição de origem alemã baseada no Kubuntu, portanto ele usa os mesmos pacotes que o Ubuntu e Debian mas com ambiente KDE muito, mas muito bem lapidado.

KDE no Netrunner

A distribuição vem com o KDE 4.11.3 e com o Kernel 3.11.0.15.

Versão do Kernel do NetRunner OS

Essa versão que avaliamos chama-se Netrunner OS Enigma II, é baseada no Kubuntu 13.10 mais especificamente e apoiada pela empresa Bluesystems, a mesma empresa que apoia oficialmente o projeto Kubuntu e o Linux Mint KDE, isso mostra que a distribuição Netrunner é realmente um projeto sério.

Introduções feitas, vamos dar inicio ao nosso comparativo tradicional entre pontos positivos e negativos da distro, começaremos com os pontos positivos:

Pontos positivos do Netrunner OS

Dentre os pontos que eu sempre mais critiquei o KDE está o fato do menu principal não abrir com a tecla Super, pelo menos não tradicionalmente, no Kubuntu isso não acontece, no openSUSE idem, tirando o Mandriva e o openMandriva que possuem um menu que abre com essa tecla o Netrunner é a primeira distro com base no Ubuntu que vejo que faz isso, para mim é um ponto extremamente positivo.

Eu sei que é possível configurar o menu para que ele abra com uma tecla de atalho, mas normalmente isso requer uma combinação de duas teclas, e essa é mesma crítica que eu fiz ao Elementary OS e o seu menu que apesar de abrir com teclas de atalho não utilizava apenas uma tecla.

O Menu

O Menu é realmente um dos pontos de mais destaque da distribuição, até então eu não havia presenciado o uso dele em outra distro, não sei dizer se o menu personalizado é obra da equipe do Netrunner mas que ficou muito bom ficou!

Netrunner Desktop

O Menu se chama Homerun Kicker, e é uma versão compacta do Homerun Launcher que é um menu de tela cheia semelhante ao do Gnome Shell e do Unity, esse menu além de compacto é muito eficaz, pressione a tecla Super e ele abre, digite a sua busca por programa ou qualquer outra coisa e pressione enter e aplicação se abrirá, os mesmos passos para abrir um programa no Unity.

Além disso ele traz as boas características do Mint Menu, como adicionar favoritos para que se possa acessar os principais programas facilmente e também traz as opções de encerrar sessão, reiniciar e desligar no mesmo menu.

Para achar as aplicações, arquivos e até mesmo os favoritos do seu navegador ( Firefox) ele se utiliza do Krunner, fiz um vídeo relacionado a isso no canal do Diolinux, veja aqui.

Outro ponto positivo que cabe ligar aqui é, por conta desses recursos do menu, a possibilidade de navegar pela distro apenas usando o teclado, se você conseguir fazer isso de maneira fácil e intuitiva, sem precisar abrir um terminal para chamar os programas, isso significa que a distro tem uma usabilidade boa.

Yakuake e Krunner

São apenas dois atalhos que o pessoal colocou no sistema mas que dão uma diferença enorme na produtividade.

Yakuake e Krunner

Os dois indicadores ficam na perto da área de notificação do sistema como vocês podem ver na imagem acima, ao lado do Krunner ainda temos o indicador de notificações.

O Yakuake é um emulador de terminal que fica muito bem integrado aos sistemas com KDE, ele abre na parte superior da área de trabalho, assim como o Krunner ( veja o vídeo do link anterior ), e permite que você utilize comandos e múltiplos terminais de maneira facilitada em qualquer lugar que esteja.

Yakuake

Um sistema “completamente completo”

Desculpe pela redundância mas é realmente o que é, o Netrunner vem com absolutamente tudo o que um usuário de computador possa querer, para ilustrar vou deixar uma pequena lista dos softwares que vem inclusos na distro:

  • Libre Office (Suite Office)
  • Calligra Flow ( diagramas )
  • Kontact ( Gestor Pessoal)
  • Driver Manager ( Gestor de Drivers Proprietários )
  • OpenJDK ( Java )
  • Windows Wireless Drivers ( Instalar de Drivers Wi-fi de Windows )
  • GIMP (Editor de Imagem)
  • KRITA (editor de imagem)
  • Karbon ( Editor de imagem vetorial)
  • Kamoso (webcam)
  • Thunderbird (gerenciador de e-mail)
  • Firefox (Navegador de Internet)
  • FileZilla ( Cliente FTP)
  • Konversation ( mensagens)
  • Pidgin ( Mensagens)
  • Qtransmission ( Torrents)
  • Skype ( mensagens)
  • Steam ( plataforma de jogos, a distro traz muitos outros mais por padrão)
  • Clementine ( Jukebox – programa para ouvir músicas)
  • VLC ( Player Multimídia)
  • Kdenlive ( ferramenta para edição de vídeo)
  • QMMP ( Player super leve de audio que lembra o Winamp)
  • VokoScreen ( Programa para gravar a tela)
  • Muon Discover ( Central de Programas)
  • K3B ( Gravador de CDs e DVDs)
  • Virtualbox ( emulador de máquinas virtuais)
  • Synaptic ( gerenciador de pacotes)
  • Knotes ( Aplicativos de Notas)

E ainda existem outros que eu ainda não comentei para não deixar a lista muito extensa, além desses ainda temos todos os Apps nativos do KDE, como visualizadores de imagens, gerenciadores de arquivos, e todos os plugins e codecs já instaldos.

Além disso ainda existem aplicativos próprios que eu vou mostrar agora:

My Computer

My Computer é uma aplicação do Netrunner que traz informações do nosso computador de uma maneira muito organizada, a aplicação normalmente fica fixa na área de trabalho e pode ser acessada também pelo menu.

My Computer

Outra aplicação que ele traz são os WebApps do KDE.

Contas da Web

Aparência

A aparência é um dos pontos mais positivos do Netrunner, falo sem medo de errar que é a distro Linux com KDE mais bonita e polida que já usei, pelas imagens apresentadas até agora você já deve ter percebido a elegância do sistema, ele usa as bordas de janela do Gnome 3, o tema Adawita caiu muito bem na distro combinado com um tema de KDE Plasma próprio chamado Eclipse.

Dolphin Netrruner

Outro detalhe que me deixou muito satisfeito foram as fontes do sistema, como vocês podem observar elas são ótimas e completamente legíveis, não sei vocês, mas eu sempre tive problemas com as fontes no KDE, elas sempre ficaram serrilhadas e eu precisei fazer alguns ajustes finos para melhorar, no Netrunner isso não foi preciso.

Vamos aos pontos negativos

Como nada é perfeito o Netrunner também não é, na verdade as minhas reclamações quanto ao sistema são sobre coisas simples mas que podem ser melhoradas.

Skype

O Skype no Netrunner fica mais bonito que no Ubuntu até, mas ele tem um defeito um pouco chato, ele não abre links que os seus contatos tenham mandado para você através do chat, toda a vez tive que copiar o link e abrir no navegador manualmente.

Tecla Print

A tecla Print Screen, muito útil para fazer este tutorial tem algum defeito estranho, as vezes ela funciona e as vezes não, alternando de um login para outro, olhei as configurações do sistema e configurei para outra tecla de atalho e mesmo assim o problema persiste.

Update Grub

Eu tinha modificado o Kernel do Ubuntu que eu tenho em dual boot com o Netrunner atualmente e como é o Grub do Netrunner que está como principal precisei rodar o comando update-grub para atualizar a lista de inicialização, quando fiz isso o nome “Netrunner” apareceu o nome “Kubuntu”, não é algo que faça grande diferença para o sistema mas seria bom ser corrigido.

Tradução

Alguns aplicativos, especialmente os que são exclusivos do Netrunner não apresentam uma boa tradução para o português, como  a aplicação My Computer por exemplo e alguns categorias do Menu Homerun Kicker.

E falando em Menu…

O Homerun Kicker foi um dos motivos de maiores elogios para o Netrunner mas ele também apresenta alguns defeitinhos, por exemplo, eu não consigo adicionar mais favoritos a barra quando ela está cheia, no Cinnamon por exemplo o menu se estica para cima quando adicionamos um favoritos a mais do que o espaço na barra afim de acomodar todos eles, no Homerun Kicker isso não acontece.

Uma outra coisa que eu estranhei um pouco foi a “pontualidade em fazer o que se pede” nos botões de desligar, reiniciar e fazer logoff presentes no menu.

Se você clicar em desligar o computador vai desligar direto, se clicar no reiniciar ele vai reiniciar e assim por diante, sem abrir uma tela de aviso para a confirmação da ação, ou seja, caso você clique por engano o computador vai desligar e você não vai poder impedir.

Muitos programas mesmo!

Você pode estranhar o fato deste item estar tanto como positivo como negativo, mas verdade é que existem programas em acesso, não muitos é verdade, mas programas com a mesma função como player de músicas ( Clementine, QMMP e VLC), poderia ser muito bem somente o Clementine e o VLC.

Não há de fato a necessidade da presença de dois programas tão semelhantes quanto o Krita e o GIMP.

Conclusão

Eu não sou muito fã do KDE, mas confesso e resumo este artigo que se eu tivesse que usar KDE para o resto da vida o Netrunner seria a minha distro. Beleza, velocidade, integração e um sistema feito para o usuário final, este é o Netrunner.

Se você ficou curioso para testar acesse o site e baixe agora mesmo para testar.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!