EditorialUbuntu

O que você precisa saber antes de baixar uma Daily Build do Ubuntu

Vale a pena baixar versões em desenvolvimento?

Você é o tipo de usuários curioso que mal pode ver o anúncio de que uma nova versão do Ubuntu está em desenvolvimento e já sente aquela coceira nos dedos para baixar? Bom é melhor controlar os seus impulsos meu caro.

Muitas pessoas não tem a consciência do que é uma versão em desenvolvimento e mesmo que elas recebam o aviso de que a versão pode apresentar instabilidades e bugs a pessoa vai lá e baixa para descobrir as incríveis novidades que ela traz e na maioria das vezes se decepciona por não ter nada de muito novo e por não conseguir instalar determinados programas etc.

Por isso resolvi escrever este texto antes para alertar a você que gostaria de testar a *Daily Build do Ubuntu.

*Construção diária

Não baixe a nova versão logo que ela for anunciada!

Normalmente poucos dias depois de sair uma versão do Ubuntu ( a 13.10 por exemplo) a Canonical anuncia o code nome da próxima versão e em seguida já estão disponíveis neste endereço as Daily Builds do novo sistema, no caso o Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr.

Não é nada recomendado e nem útil baixar uma versão assim, primeiramente porque ela não terá praticamente nada de diferente da versão anterior a não o próprio nome e o link dos repositórios.

Baixar versões alpha?

As versões alpha normalmente apresentam uma série de bugs, normais de uma versão em desenvolvimento, o Ubuntu costuma lançar dois alphas e dois betas antes do lançamento final, as versões alpha são para os desenvolvedores testarem a distro e as novas coisas que estão sendo colocadas nela, normalmente pequenos ajustes visuais ficam para o final então pode ser que exista algo fora do lugar nessas versões, obviamente que com atualizações as coisas vão se corrigindo.

Versões Beta?

As versões betas normalmente são nomeadamente “abertas ao público”, não que você não possa baixar um alpha mas eles teoricamente não são para você, usuário comum, nas versões betas é que você que tem interesse em melhorar o Ubuntu baixa a versão para ajudar os desenvolvedores a debuga-la, enviando relatórios de erro.

Problemas de versões de testes

Quando os sistema está nessa fase de desenvolvimento não é somente o sistema que está nesta fase e sim praticamente todos os pacotes que serão instalados nele, dessa forma você possivelmente encontrara nele pacotes instáveis no Firefox, pacotes instáveis do GIMP e de qualquer outro software praticamente, afinal tudo está em fase de teste ainda.

Outro problema são os PPAs, muitos desenvolvedores só liberam uma atualização de seu programa via PPA para a nova versão do Ubuntu muito perto do lançamento final ou até mesmo depois, de modo que podem existir programas que você instala via PPA que podem ainda não ter versão para o sistema em construção.

Além disso, travadas e crashes ocasionais podem acontecer, problemas de atualização etc, podem ocorrer se aviso prévio, dependendo do problema será necessário formatar novamente o computador.

Concluindo…

Versões em desenvolvimento não são para você que quer ter um único sistema no computador, elas podem apresentar bugs aleatórios, não é porque no computador do seu amigo o sistema não apresentou falhas latentes que no seu vai ser da mesma forma, são versões nomeadamente instáveis e devem ser evitadas para o uso do seu computador de produção, este mesmo que você usa no seu dia-a-dia para as suas tarefas diárias.

O Ubuntu nos permite que testemos o sistema enquanto ele vai sendo desenvolvido, isso não acontece no Windows e no Mac OS, onde o máximo que os usuários chegam a testar é a versão preview que seria equivalente a um Beta 2 do Ubuntu.

Dicas para quem quer usar uma versão Daily

Ok se você não conseguir se segurar e esperar até o lançamento final, dê preferência por baixar o Beta 2, neste momento sistema deverá estar quase pronto e não deverá sofrer muitas alterações, procure também apenas instalar softwares que estão no repositório oficial evitando o uso de PPA, mas se você pretende instalar algo via PPA antes de prosseguir verifique no launchpad se o projeto já tem pacotes para a sua versão do Ubuntu.

Se você busca estabilidade de preferência por versões LTS do Ubuntu, como a próxima, por experiência própria, mesmo as versões finais do Ubuntu tendem a ter alguns bugs de lançamento que são corrigidos com o tempo, se você for um cara paciente o Ubuntu deverá estar perfeito um mês depois de seu lançamento com praticamente todos os bugs que forem mais críticos corrigidos.

Veja o calendário de lançamentos do Ubuntu 14.04 aqui.

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!