Como resolver problema de atualização no Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como resolver problema de atualização no Ubuntu

Veja como resolver o Problema - Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11: Resource temporarity unavaliable) - Impossível criar acesso exclusivo ao diretório/var/lib/apt/lists/ - open (11: Resource temporarity unavaliable) - Não foi possível obter acesso exclusivo ao diretório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

terça-feira, 12 de agosto de 2014

/ por Dionatan Simioni

"Não foi possível obter trava... / Impossível criar acesso exclusivo ao diretório"


Este é um erro meio chato que pode acontecer no Ubuntu quando uma atualização é cancelada de maneira abrupta, ou quando você estava usando a Central de Programas para instalar um Software e tenta fazer uma outra instalação pelo terminal, normalmente o erro traz as seguintes mensagens:

Problemas de atualização do Ubuntu



- Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11: Resource temporarity unavaliable)

- Impossível criar acesso exclusivo ao diretório/var/lib/apt/lists/ - open (11: Resource temporarity unavaliable)

- Não foi possível obter acesso exclusivo ao diretório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Esse problema é bem simples de se resolver, mas como a ideia é ensinar você o porque das coisas também, primeiramente vamos a explicação.

Por isso acontece?


Esse problema ocorre quando dois gerenciadores de pacotes, por exemplo, Central de Programas e Apt-Get pelo terminal, estão em execução e você fecha abruptamente um deles, fazendo com que o arquivo "lock" que é criado para permitir apenas a instalação de um software por vez não seja eliminado, assim quando você tentar atualizar ou instalar alguma coisa o APT (gerenciador de pacotes) acha que o Ubuntu ainda está instalando/atualizando alguma coisa.

O Ubuntu permite apenas a instalação de um software por vez, como a maioria dos sistemas, isso acontece como uma medida preventiva para não haver quebra de dependências de pacote.

Assim como o Windows usa as DLLs compartilhadas entre aplicativos o Linux também faz isso com as suas bibliotecas, só que de uma maneira muito mais aprimorada, expliquei melhor isso neste artigo, e a melhor maneira de manter o sistema sem quebras de bibliotecas é instalar um software por vez.

Resolvendo o Problema


Normalmente se você fizer logoff ( encerrar a sessão) e entrar novamente ou reiniciar o PC o problema vai-se embora, mas se você não quiser reiniciar tudo o que você precisa fazer é remover o arquivo "lock".

Removendo trava lock

sudo rm /var/lib/apt/lists/lock
E tente atualizar o sistema:

sudo apt-get update 

Caso o problema persista remova os "locks" dos outros diretórios também:

sudo rm /var/lib/dpkg/lock

E tente atualizar novamente, agora provavelmente o sistema já vai atualizar e instalar programas normalmente.

Atualização do Sistema Ubuntu

É isso aí, ajude a espalhar o conhecimento compartilhando este artigo nas suas redes sociais favoritas, você pode usar os botões abaixo para fazer isso. =)

Até a próxima!
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo