TutoriaisUbuntu

Veja como fazer para instalar programas de 32 bits no Ubuntu 14.04 LTS de 64 bits

A Canonical mudou um pouco a forma como gerenciamos as múltiplas arquiteturas de processadores e pacotes na última versão do Ubuntu, antigamente tínhamos apenas que instalar um pacote adicionando as ia32libs e BINGO! estava feito.

Na versão 14.04 LTS do Ubuntu a Canonical retirou este pacote simpático mas as libs responsáveis pela compatibilidade entre multi arquiteturas continuam lá, só não estão empacotadinhas.

Este é um tutorial um pouco avançado e será necessário o uso do terminal.

Como habilitar a arquitetura 32 bits no Ubuntu 64 bits

Primeiramente vamos ter certeza de que você está usando um sistema de 64 bits, abra o terminal e cole o seguinte comando:

dpkg --print-architecture

Este comando serve para verificar qual a arquitetura do seu sistema, caso você esteja utilizando o Ubuntu de 64 bits o resultado será “AMD64″ sem aspas, caso contrário você já possui um sistema de 32 bits e está convidado a ler outro artigo aqui do blog. =D

Prosseguindo, agora vamos ser se o seu sistema já tem o suporte para múltiplas arquiteturas usando o seguinte comando:

dpkg --print-architecture

A resposta deste comando verá ser “i386″ sem aspas indicando que o sistema já possui a arquitetura adicionada, caso não seja essa a resposta adicione a arquitetura com o comando abaixo:

sudo dpkg --add-architecture i386

E agora uma boa e velha atualizada nos repositórios:

sudo apt-get update 

 Agora é que as coisas mudam um pouco, antes com o pacote de ia32libs você já instalava um conjunto de bibliotecas, agora elas simplesmente estão disponíveis para instalação se você quiser utilizá-las, basta acrescentar o sufixo :i386 no final de cada lib.

Exemplo:

Suponhamos que você queira instalar as libs libidn11 e libglu1-mesa bastaria digitar o comando:

sudo apt-get install libidn11:i386 libglu1-mesa:i386

Atentando para adicionar o :i386 no final, uma boa maneira de ver todos os pacotes de 32 bits no repositório é usando o Synaptic, ele é um gerenciador de pacotes muito completo e cheio de recursos, se você ainda não tem ele instalado pode instalar pela Central de Programas do Ubuntu ou usando o comando:

sudo apt-get install synaptic

Uma vez instalado abra pelo menu:

Do lado esquerdo clique em “Arquitetura”, ainda na esquerda na parte superior clique em “Arch i386” e do lado direito será exibido todos os pacotes de 32 bits para o seu desfrute, para instalar basta selecionar um pacote e clicar em “Aplicar” no menu superior.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!