GNOME

Liberado novo Gnome 3.14 com novidades incríveis!

A nova versão do Gnome cheia de recursos novos e aprimoramentos visuais está pronta e em breve deve chegar às principais distribuições Linux.

Gnome 3.14: Melhor acabamento nos aplicativos e no Tema Adwaita

Se tem uma coisa que eu venho elogiando no Gnome ultimamente, perdoe-me o palavrão mas…. #putaquepariola que coisa mais linda!

O pessoal do Gnome resolveu caprichar muito no acabamento da interface do sistema, o que o pessoal do time de design do Gnome prometeu neste vídeo foi cumprido com louvor.

Confira o vídeo abaixo mostrando os novos recursos

Mudanças positivas

Como eu falei no início, de longe o fator mais positivo de todos é a aparência, eu fui usuário do Gnome 3 lá no início ele era “meio esquisito ainda”, ou seja, eu usava o Gnome Shell quando ninguém mais gostava dele, depois me deixei seduzir pela praticidade e integração do Unity no Ubuntu e hoje em dia trocar “tá” complicado… mas ver essas novidades já me fez baixar o novo Alpha do Fedora 21 que já traz essa versão do Gnome e suas atualizações seguintes.

Vou fazer um esforço para usar mas ele peca um pouco na funcionalidade ainda em comparação com o Unity, mas isso é algo pessoal, talvez você discorde.

Suporte a gestos e TouchScreen

N8v0Q5d6zi8a8 7S9gSTw VEdNGXF8vqojY58UlVVVaDEpPd35IvEXMBh8r oG5mkz6zznOpUHTh1O9hVCA7OMVypERoXvrQGvy s6vdB3O6WpW

Esta foi uma mudança muito interessante especialmente se o projeto Gnome OS sair do papel de uma vez, já que até o momento não temos nada de realmente concreto, mesmo assim, se o Gnome pensa em passar a habitar dispositivos móveis ou mesmo ser mais funciona em telas sensíveis ao toque essa foi uma excelente modificação.

Existem vários movimentos que podem ser feitos na interface para executar tarefas diferentes, a lista completa de gestos você pode encontrar neste link.

São diversos gestos possíveis, tanto para movimentar janelas, mostrar atividades, exibir áreas de trabalhos, interagir com notificações, etc, vale a pena conferir.

Central de Software e aplicações Gnome

Os chamados “Core Apps” são programas desenvolvidos pela equipe do Gnome para o próprio ambiente gráfico, desta forma são integrados e com um visual padronizado aumenta a beleza do sistema, no canal do Diolinux eu recentemente mostrei alguns deste aplicativos e você pode conferi-los no vídeo abaixo:

Dentre os Core Apps do Gnome agora temos também um aplicativo muito bem modelado de previsão do Tempo.

Gnome Weather e Gnome Maps

Mas de todos os aplicativos do novo Gnome o que eu acho que veio mais para “dividir águas” foi o Gnome Software.

Gnome Software

Apesar de ele não ser ainda tão bem trabalhado quanto a Central de Programas do Ubuntu a proposta dele é excelente, e pode ser um divisor de águas muito maior do que aparenta.

O ambiente Gnome é utilizado por vários sistemas diferentes como openSUSE, Fedora, Arch Linux e vários outros, sistemas estes que em comparação com Ubuntu tem um nível de dificuldade um pouco acima da média, muito em parte por não haver uma maneira simplificada que não envolva comandos ou um gerenciador de pacotes não intuitivo e “bonitinho” para instalar e atualizar os programas do sistema.

Com esta aplicação vários sistemas tidos como difíceis com o Arch Linux acabam se tornando mais fáceis.

O que você achou do novo Gnome? Em breve ele chegará aos principais sistemas Linux.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!