Sistemas operacionais

Adobe retira Adobe Reader para Linux de seu site

Para quem gostava de utilizar o Adobe Reader, leitor de PDF da Adobe, no Linux aqui vai uma má notícia, agora ele não está mais disponível para download no site oficial da empresa.

Adobe Reader no Linux: Felizmente não faz falta

Sem dúvidas o Adobe Reader é uma referência quando se trata de programas para leitura de PDF, porém, com o passar dos anos o software foi ganhando concorrentes e alternativas e hoje existem vários softwares que trazem as mesmas funcionalidades, por vezes até mais úteis que o próprio.

No Ubuntu e na maioria dos sistemas baseados em Linux um software que é capaz de ler arquivos PDF acompanha o sistema por padrão, no caso dos derivados do Gnome temos o Evince como alternativa, para os baseados em KDE uma ótima opção é o Okular.

Adobe é um caso perdido para o Linux?

Não que eu ache que a Adobe se importa muito com ter softwares compatíveis com o Linux ou não, acho que eles somente virão quando se tornarem lucrativos para empresa, mas como isso vai acontecer se eles não forem lançados? (paradoxo).

De fato a Adobe vem retirando seus programas do Linux a algum tempo, como foi com o Adobe Air, Adobe Flash e agora com o Reader que não recebia uma atualização para o Pinguim desde o ano passado, todos estes softwares ainda podem ser utilizados em suas versões ultrapassadas, salvo o caso do Flash que pode ser utilizado em sua versão mais recente graças ao Google Chrome.

Adobe Reader pode ir tranquilo, felizmente você não afetará em nada os usuários de Linux, o próprio Google já encontrou falhas neste aplicativo, mas agora, se quiser portar a sua Creative Suite acho que muito vão ficar felizes….ops, acho que já estão fazendo alguma coisa…

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!