TutoriaisUbuntu

Como instalar o Tor Browser no Ubuntu

Navegar na internet se tornou bastante comum em nosso dia a dia e embora seja algo tão simples, utilizar a rede mundial de computadores também tem seus perigos, como a perda de privacidade.

Se você sente que está sendo vigiado a cada passo que dá na internet ou é aficionado por privacidade, já deve ter pesquisado diversas soluções para te ajudar a ser mais anônimo na rede.

No artigo de hoje, você irá aprender a instalar o Tor Browser, um navegador de internet focado em devolver sua privacidade.

Pela sua privacidade e liberdade

O navegador Tor é um software livre baseado no navegador Firefox, que visa proporcionar aos seus usuários uma comunicação mais segura e anônima durante o acesso à rede mundial de computadores, protegendo pessoas ao redor do mundo contra a censura.

Seu nome é um acrônimo para “The Onion Router” e protege o usuário através de camadas de criptografia onde 3 computadores são utilizados para redirecionar o seu acesso, impossibilitando o rastreamento do IP de origem.

Outra funcionalidade deste navegador é a rede Onion, onde alguns usuários mais experientes (ou curiosos) podem acessar a Deep Web e outros sites que não se encontram na internet que conhecemos.

Como instalar o Tor no Ubuntu?

Sem dúvida nenhuma, o Tor é um ótimo aliado para manter sua privacidade e você pode instalá-lo em diversos sistemas operacionais, visto que o software é multiplataforma, possuindo versões para Linux, Windows, macOS e Android.

Existem diversas formas de instalá-lo no Ubuntu e sistemas operacionais derivados dele

Instalando o Tor Browser direto da fonte

Uma opção para se utilizar o navegador Tor no Ubuntu é realizar o download do software através de seu próprio site oficial, onde você sempre encontrará a versão mais recente do navegador.

Ao acessar a página de download no site oficial, você terá acesso a versões do aplicativo para todos os sistemas operacionais suportados, além de poder realizar o download de versões alfa do software.

image 20

Ao clicar em baixar para Linux, o download de um arquivo .tar.xz será realizado para você instalar o software em sua distribuição.

image 19

Tor Launcher, uma solução simples e funcional

Se você prefere algo mais simples e acredita que baixar diretamente do site é algo um pouco trabalhoso, utilizar o Tor Launcher pode ser uma boa pedida, visto que em poucos cliques você terá o navegador instalado em seu sistema.

Ele está disponível para os usuários através dos repositórios oficiais do Ubuntu e do Flathub, tornando o processo de instalação ainda mais simples para os usuários.

Caso você esteja utilizando o Ubuntu ou algum sistema derivado com uma loja alternativa à Snap Store, como o Discover ou a GNOME Software, basta procurar por Tor Launcher.

image 18

Caso você deseje utilizar o terminal para realizar este procedimento, basta digitar o seguinte comando:

sudo apt install torbrowser-launcher -y
image 17

Instalando o Tor Launcher via Flatpak

Se você prefere utilizar aplicações no formato sandbox em seu sistema operacional, instalar o Tor Launcher via Flatpak pode ser uma solução mais interessante e até mesmo mais segura.

O primeiro passo para realizar esta instalação é ter o suporte a flatpak e o Flathub instalados em seu Ubuntu, e caso você ainda não tenha realizado esta configuração, temos um artigo que te auxiliará neste processo.

Agora que você possui o flatpak e o repositório Flathub em seu Ubuntu, chegou a hora de realizar a instalação do Tor Launcher, para isso, pesquise pelo software na loja padrão do sistema ou digite o comando abaixo no terminal.

flatpak install flathub com.github.micahflee.torbrowser-launcher

Feito isso, basta abrir o Tor Launcher e esperar o download da versão mais recente do navegador em seu sistema operacional.

Você utiliza o Tor? O que acha de navegadores focados em privacidade? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoTutoriais

    Faça o backup de site com essas 2 técnicas!

    VídeoTutoriais

    Não deixe a bateria acabar com o Battarang!

    VídeoTutoriais

    4 dicas para quem está migrando para Linux

    TutoriaisUbuntu

    Como instalar o Tor Browser 4 no Ubuntu

    Veja como instalar a nova versão do Tor Browser no Ubuntu e navegue sem se preocupar com a sua identidade, confira a matéria.

    Versão 4 do Tor Browser chega com novidades

    Esta é a primeira versão da série 4 do Tor Browser, o navegador utilizado para acessar a DeepWeb, dentre as maiores diferenças da versão anterior (3.6) está a base utilizada, que desta vez é o navegador Firefox na versão 31, outra coisa que podemos destacar é que ele traz o SSLv3 desativado por padrão.

    Como instalar o Tor Browser 4 no Ubuntu, 14.10, 14.04, 12.04 e derivados

    Para instalar o Tor 4 podemos utilizar dois recursos diferentes, a instalação via pacote .deb, você pode baixar ele aqui, ou a minha preferida, utilizar um PPA.

    Para isso abra o terminal e cole os seguintes comandos:

    sudo add-apt-repository -y ppa:webupd8team/tor-browser 
    sudo apt-get update 
    sudo apt-get install tor-browser

    Depois de instalado basta abrir o aplicativo pelo menu pesquisando pela palavra “tor”, “use com parcimônia.”

    Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!