TutoriaisUbuntu

Como instalar os últimos drivers estáveis da ATI no Ubuntu

Veja como instalar os mais recentes drivers estáveis da ATI (AMD) no seu Ubuntu ou derivado para obter um melhor desempenho do sistema.

Veja como instalar e atualizar os drivers da ATI (AMD) no seu Ubuntu

Nada mais natural do que instalar os drivers de vídeo no sistema operacional para melhorar o desempenho do mesmo. 

Se você é proprietário de um computador ou Notebook com chip gráfico da AMD hoje vamos botar a sua placa para funcionar com a melhor qualidade possível.

Repositórios X-SWAT para Drivers ATI

Vamos usar um repositório chamado S-SWAT para instalar as últimas versões estáveis dos drivers, estes drivers são testados pelo mantenedores do PPA em que estão contidos e podem não ser necessariamente os últimos lançados pelos desenvolvedores das placas, no caso, a AMD.

Dicas de Leitura: Se você acabou de ler o parágrafo acima e ficou perdido por existirem tantas palavras diferentes do habitual recomendo que você leia alguns artigos que publicamos aqui que vão muito provavelmente “jogar uma luz” sobre estes assuntos.

– O que é um PPA?

Agora que você já está entendo o que vamos fazer vamos para a instalação do Driver propriamente dito, para isso vamos precisar adicionar um destes PPAs e vamos precisar utilizar o terminal, se você não quer ou não gosta de copiar e colar estes comandos no terminal sugiro que leia estes artigos antes de prosseguir:

– Como instalar PPAs sem utilizar o terminal

– Uma maneira fácil de gerenciar os seus PPAs em modo gráfico

No terminal copie e cole os seguintes comandos sequencialmente pressionando Enter após cada um deles, quando for solicitada a sua senha digite-a, não se preocupe nenhum caractere vai aparecer, isto é absolutamente normal e é utilizado desta forma por questão de segurança:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install fglrx

Depois disto reinicie o computador, na volta você verá que no menu do Ubuntu (ou qualquer que seja o seu sistema) deverá haver o software “Catalyst Control Center” você poderá editar as suas configurações de vídeo com ele.

Dica de configuração

Depois de instalado, procure no menu e abra o “Catalyst”, você verá que existem duas opções escolha a que contém a palavra “Administrador” entre parenteses, quando você clicar nele será necessário digitar a sua senha para prosseguir.

Aŕea de Trabalho Livre de Cortes ATI - Ubuntu

Em “Opções de vídeo” selecione “Livre de cortes” e ativei a funcionalidade como assinalado na imagem acima, clique em “Aplicar” e depois em “OK“, isso deixará a movimentação das janelas mais fluídas e sem erros de sincronia vertical.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!