Ubuntu

Gnome Sushi: Preview de arquivos no Nautilus do Ubuntu

Descubra agora uma maneira extremamente prática para pré-visualizar arquivos de todos os tipos sem precisar abrir nenhum programa diretamente através do Nautilus.

Pré-visualizações de arquivos no Nautilus

Essa é uma funcionalidade realmente interessante, se por um lado andaram “capando” as funcionalidades dos Nautilus nos últimos anos, por outro eu ainda o considero o gerenciador de arquivos mais prático do mundo Linux, muito em parte por conta de suas extensões.

Uma delas é o Gnome Sushi, um plugin que permite que você pré-visualize qualquer arquivo sem precisar abrir ele realmente com um programa, seja arquivo de áudio, vídeo, pdf, arquivos de texto entre outros, todos eles podem ser pré-visualizados através do Sushi.

O Gnome Sushi está na Central de Programas do Ubuntu

E por isso mesmo é muito simples instalá-lo, basta você abrir a Central de Programas e pesquisar por “gnome-sushi”, ou clicar no botão abaixo:

pTquYpr F4GzPRSC SMNqMY2Y5A7EKuB70ge0xv
Clique para instalar o Gnome Sushi

Depois disso, encerre a sessão ou reinicie o computador para que o programa entre em funcionamento, à partir de então sempre que quiser pré-visualizar um arquivo clique nele e aperte a tecla ESPAÇO para ver o arquivo.

É bom lembrar que o Gnome-Sushi está presente na maioria dos sistemas Linux em seus repositórios oficiais mas ele só funciona no Nautilus de modo que instalar no Linux Mint (Nemo) ou Elementary OS (Pantheon Files) não deve surtir efeito.

Você verá que isso se torna muito prático e você não vai mais querer o seu computador sem ele, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!