Sistemas operacionais

Projeto Chromixium, um Chrome OS para todos!

Você já viu o Chrome OS, sistema operacional do Google, que vem de fábrica nos Chromebooks? Ficou com vontade de usar mas está ponderando os prós e os contras de comprar uma máquina destas? Acho que você vai ficar feliz em conhecer o projeto Chromixium.

Juntando a nuvem com o desktop convencional

Muito provável que você já tenha ouvido falar dos Chromebooks, ele já deixaram de ser uma aposta do Google e passaram a ser uma realidade muito rentável para a gigante de Montain View, porém, uma das críticas que se faz ao sistema é que ele se torna quase que “inútil” quando não está conectado à internet, tudo bem… você pode até argumentar que isso raramente acontece mas o fato dele limitar-se desta forma é porque ele funciona basicamente usando webapps ( aplicativos que rodam através da internet), não seria bacana poder instalar programas nele como em qualquer outro Linux, como o Ubuntu?

Sería, claro que sim, e é justamente à partir desta ideia que nasceu um pequeno projeto, que me parece promissor, chamado Chromixium.

Usando componentes de diversos ambientes gráficos e a potência do projeto Chromium (mesmo projeto que deu origem ao Google Chrome e ao Chrome OS) os desenvolvedores deste sistema, que atualmente encontra-se em Alpha, criaram um “Chrome OS” que funciona offline também.

Preparamos um vídeo para você entender melhor e conhecer o sistema, confira:

Sem dúvida se o projeto progredir ele será uma excelente alternativa para usar em computadores mais modestos como o Netbooks.

Se você se interessou pelo projeto, acesse a página dele e baixe o Alpha para testar.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!