AndroidTutoriaisUbuntu

Como acessar os arquivos do seu Android por Wi-Fi no Ubuntu

Hoje vamos compartilhar uma dica muito útil para você que vive manipulando arquivos do PC pro Smartphone, do Smartphone pro PC sem precisar fazer muito esforço e usando apenas a sua rede sem fio.

Transferindo arquivos facilmente entre o Ubuntu e o Android

Eu estou sempre enviando arquivos do meu computador para o celular e vice-e-versa mas acontece que nem sempre você tem o cabo de dados por perto ou mesmo quer usá-lo, para facilitar a sua vida é que vamos ensinar você a transformar o seu Android em um servidor FTP e acessar os dados direto do Ubuntu (funciona em qualquer sistema na verdade).

Instalando o ES File Explorer

O ES File Explorer é um App para Android que permite a navegação e manipulação de arquivos de maneira avançada no Smartphone e uma de suas funções e ter acesso a rede local, sendo que a grande funcionalidade útil que ele é criar um mini server FTP para poder ser acessado de qualquer dispositivo na mesma rede, então primeiro precisamos instalá-lo no seu Smartphone com Android.

Uma vez que você tenha instalado o App, tenha a certeza de que o seu Smartphone está na mesma rede wi-fi que o seu computador, abra o aplicativo e toque no canto superior esquerdo.

No menu se abrir selecione a opção “Rede” e depois clique em “Gestor Remoto“, na tela seguinte clique em “Ligar” como mostram as imagens acima.

Depois que você clicar em ligar o App irá te mostrar o endereço FTP que você deve acessar para manipular os arquivos no seu Smartphone, no exemplo o endereço mostrado foi:

ftp://192.168.0.110:3721/

Lembrando que este IP deve variar de acordo com a configuração da sua rede, depois que o servidor FTP estiver ativado no seu Android vem a parte fácil, abra qualquer pasta no seu Ubuntu e clique em “Conectar a servidor“.

jz6lQn E2VGawMV4fqAPtskRHYupST5f1kjuDwvNDCSATHPNgtXEtUQ5KCd1Ph 7JYFjPouHrpP1oDb2HJnj6EhimHF0pIJQbMsbwZKDiTqR5UXH51pZN ntqMJ 8CKLw6XssthD

A janela abaixo irá se abrir, nela você deve digitar o endereço FTP que o App te forneceu.

QAJarWICZlPZxtoZFW7usNzB2yyWqm88N5Yb5KnY2GKVu7Gr5chgGK53JvNpz8WL xAHJ5kFVVDzQCkncJHf y zUq4pmWYLFnhmsz 8z

Lembre-se de digitar o endereço completo, especialmente o protocolo, “ftp://“, no início.

2dW4eOWpMKuwZ7F7NMjze

Na próxima tela você verá algo como a imagem abaixo, apenas clique em “Conectar“.

5YndPLJYp2T VUezbw1S2qUnUnsvoYSJYgEYGI8EqfV55Xqak58hyl6 iGLbZI4ikjQbIge0dRQE457M1Ed9 oK22u19dGokLQ3E iYkbJefDdLSDToarqY19Y10bSMcyd LvjZf

Agora você pode acessar normalmente os seus arquivos, sendo que na maioria dos dispositivos por exemplo, as suas fotos ficam dentro da pasta “DCIM”

SgsVuTLis 9n7Wtcp pMC

E aí curtiu? Então compartilhe a dica!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!