Como acessar os arquivos do seu Android por Wi-Fi no Ubuntu - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Como acessar os arquivos do seu Android por Wi-Fi no Ubuntu

Acesse facilmente os arquivos do seu Smartphone com Android de qualquer distro Linux via rede Wi-Fi

terça-feira, 11 de novembro de 2014

/ por Dionatan Simioni
Hoje vamos compartilhar uma dica muito útil para você que vive manipulando arquivos do PC pro Smartphone, do Smartphone pro PC sem precisar fazer muito esforço e usando apenas a sua rede sem fio.

Transferindo arquivos via rede sem fio

Transferindo arquivos facilmente entre o Ubuntu e o Android


Eu estou sempre enviando arquivos do meu computador para o celular e vice-e-versa mas acontece que nem sempre você tem o cabo de dados por perto ou mesmo quer usá-lo, para facilitar a sua vida é que vamos ensinar você a transformar o seu Android em um servidor FTP e acessar os dados direto do Ubuntu (funciona em qualquer sistema na verdade).

Instalando o ES File Explorer


O ES File Explorer é um App para Android que permite a navegação e manipulação de arquivos de maneira avançada no Smartphone e uma de suas funções e ter acesso a rede local, sendo que a grande funcionalidade útil que ele é criar um mini server FTP para poder ser acessado de qualquer dispositivo na mesma rede, então primeiro precisamos instalá-lo no seu Smartphone com Android.

Clique para instalar no seu Android

Uma vez que você tenha instalado o App, tenha a certeza de que o seu Smartphone está na mesma rede wi-fi que o seu computador, abra o aplicativo e toque no canto superior esquerdo.

        

No menu se abrir selecione a opção "Rede" e depois clique em "Gestor Remoto", na tela seguinte clique em "Ligar" como mostram as imagens acima.

Depois que você clicar em ligar o App irá te mostrar o endereço FTP que você deve acessar para manipular os arquivos no seu Smartphone, no exemplo o endereço mostrado foi:

ftp://192.168.0.110:3721/

Lembrando que este IP deve variar de acordo com a configuração da sua rede, depois que o servidor FTP estiver ativado no seu Android vem a parte fácil, abra qualquer pasta no seu Ubuntu e clique em "Conectar a servidor".


A janela abaixo irá se abrir, nela você deve digitar o endereço FTP que o App te forneceu.


Lembre-se de digitar o endereço completo, especialmente o protocolo, "ftp://", no início.


Na próxima tela você verá algo como a imagem abaixo, apenas clique em "Conectar".


Agora você pode acessar normalmente os seus arquivos, sendo que na maioria dos dispositivos por exemplo, as suas fotos ficam dentro da pasta "DCIM"


E aí curtiu? Então compartilhe a dica!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo