Sistemas operacionaisSoftwares

CPU-X veja detalhes sobre CPU, placa-mãe e muito mais no Linux

Esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre como capturar informações do hardware do seu computador. Temos outros dois artigos que mostram como realizar isso utilizando Windows e outro como mostrar isso no Linux.

O CPU-X é um software grátis e de código aberto projetado para GNU/Linux e FreeBSD, criado para mostrar informações detalhadas sobre seu hardware.

Ele pode mostrar informações da sua placa-mãe, processador, placa de vídeo entre outros dados, em sistemas operacionais baseados em Linux ele é a principal alternativa ao CPU-Z uma aplicação para o mesmo fim muito usada por usuários de Windows.

CPU-X: tão simples e útil quanto o CPU-Z

Apesar da “falta de criatividade” para o nome do programa ele é bastante útil e consegue mostrar informações muito interessantes sobre os componentes do seu computador, como quais instruções que o processador suporta, valor do clock, número de núcleos, etc.

Como instalar o CPU-X nas principais distros Linux

O projeto do CPU-X está publicado no github com todas as informações oficiais do projeto, o desenvolvedor informou que não tem previsão para portar o aplicativo para GTK4.

O CPU-X está disponível para instalação nas principais distros do mercado, mostraremos  como instalá-lo em distros baseadas no Debian/Ubuntu, Fedora e no Manjaro KDE.

Instalação no Debian, Ubuntu, Pop!_OS 21.04 e derivados

Assim como em outras distribuições baseadas no Debian/Ubuntu basta apenas abrir a loja de aplicativos e pesquisar por cpu-x e instalar:

CPU-X instalando Debian e derivados.

Como fazer a instalação no Fedora 35

Da mesma forma no Fedora e em distribuições com base RedHat, basta abrir a loja de aplicativos e pesquisar por cpu-x, conforme a imagem abaixo:

CPU-X instalando no Fedora e derivados RedHat.

Instalação no Manjaro

A instalação no Manjaro ou em distribuições baseadas no Arch Linux precisa de alguns passos extras: ao utilizar o Pamac é necessário o repositório AUR.

Vamos aos passos:

CPU-X instalando no Manjaro.

Ao abrir o Pamac, clique no menu “hambúrguer” clique em Preferências. Na tela de preferências clique em “Terceiros” e marque a opção “Habilitar o suporte AUR”.

CPU-X instalando no Manjaro.

Volte ao menu e clique em “Atualizar banco de dados”, o sistema irá pedir para reiniciar:

CPU-X instalando no Manjaro.

Após reiniciar entre novamente, no Pamac pesquise por CPU-X.

CPU-X instalando no Manjaro.

Após a instalação, ele aparecerá no menu de aplicativos.

CPU-X instalando no Manjaro.

O CPU-X é útil para você? Conte nos comentários como você visualiza os detalhes de hardware do seu computador.

Obrigado pela leitura. Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
62 postagens

Sobre o autor
Sou Lucas. Tenho tecnologia correndo nas veias (literalmente); meu pai já trabalhava com tecnologia quando nasci! Minha jornada profissional nessa área se iniciou em 2001 efetivamente. Amo Linux no Desktop, Deus, minha família e conversar, se quiser, só chegar!
Artigos
Postagens relacionadas
Sistemas operacionaisVídeo

Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

VídeoSistemas operacionais

Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)

VídeoSistemas operacionais

Steam OS, um sistema operacional controverso