GNOMENotícias

Fundação Gnome pode perder direito sobre a sua marca?

A fundação Gnome está com alguns problemas quanto a utilização da marca “Gnome” e precisa da sua ajuda para que a marca não seja utilizada num produto lançado pelo Groupon.

Groupon entre em conflito com o Gnome por conta de novo dispositivo

Para quem achava que o mundo open source andava “sem tretas” nos últimos tempos, na mesma semana tivemos o abandono de um dos líderes do projeto Debian, dizem por conta do Systemd, e hoje o projeto Gnome resolveu pedir ajuda para arrecadar 80 mil “doletas” para se defender do Groupon.

Sim o Groupon, você já deve ter ouvido falar deles, talvez o maior site de compras coletivas do mundo, acontece que o pessoal do Groupon resolveu lançar um dispositivo (este da imagem acima) que tem a capacidade de receber pagamentos de clientes associados ao site, oferecer descontos baseados em cupons, etc, até aí tudo bem, o grande problema ocorreu porque o pessoal lá do Groupon esqueceu (ou ignorou) a existência do Gnome (17 anos) e registrou o seu novo device com o mesmo nome, Gnome, no Escritório de Patentes dos Estados Unidos.

O Gnome (o do pézinho) possui a marca Gnome registrada para si desde o ano de 2006 mas corre (ou corria, já explico!) o risco de perder a sua marca para uma grande companhia e foi obrigado a pedir doações para os usuários do ambiente gráfico para arrecadar uma quantia de 80 mil dólares para poder se defender legalmente do Groupon, até o momento foram arrecadados 21 mil apenas.

A comunidade do Gnome já comentou que caso o valor não seja atingido o dinheiro arrecadado será utilizado para melhorar o Gnome Shell.

Fique mais tranquilo

Fazendo aquela pesquisa boa de sempre antes de publicar os fatos (sempre bom né?) segundo um artigo publicado no Engadget o Groupon se pronunciou dizendo que reconhece o valor do Gnome e adora a cultura open source beneficiando-se dela para o seu trabalho, muito provavelmente eles (como todo mundo) usem servidores Linux, e que considera a hipótese de mudar o seu produto de nome caso não haja algum acordo.

De qualquer forma ajudar um projeto tão importante é sempre bom, você pode fazer as suas doações para o Gnome através deste link.

Foi uma notícia só para dar uma agitada no seu dia mas aparentemente não será um problema grande, o que você acha disso?

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!