Ubuntu

Ubuntu 14.10 vence Mac OS 10.10 Yosemite em testes de benchmark

Essa é uma daquelas coisa que faz você pensar, “quem diria hein?”; claro, não que eu não acreditasse no potencial do Ubuntu mas o Mac OSX foi feito para o hardware em que está rodando e mesmo assim se mostrou inferior em testes realizados pela Phoronix.

Ubuntu 14.10 deixou o Mac OSX Yosemite comendo poeira

O Ubuntu 14.10 é o mais recente lançamento do Ubuntu, é uma de suas versões intermediárias com menor tempo de suporte, e apesar das poucas mudanças relevantes que mostramos na nossa análise alguns aprimoramentos, como atualização do Kernel e dos drivers assim como a interface Unity ajudaram a trazer uma experiência melhor para o sistema.

O Mac OS 10.10 Yosemite é a mais recente versão do sistema operacional da Apple que alimenta os Macbooks e iMacs por aí a fora, o sistema está muito belo como sempre e segundo a Apple ele está mais veloz que a versão anterior.

Mac OSX
Imagem: Phoronix

Para testar qual sistema tem um melhor desempenho foram realizados testes de benchmarks entre Ubuntu 14.10 e Mac OS 10.10 (e 10.9 para ver se havia uma grande variação de uma versão para outra) em um Macbook 2013 com um processador intel Core i5 (i5-4250U) Haswell com frequência base de 1.3GHz e em modo turbo 2.6GHz, 4GB de memória RAM DDR3-1600MHz, SSD de 120GB desenvolvido pela Apple e chip gráfico Intel HD Graphics 5000 Haswell-ULT graphics; sem dúvidas um excelente equipamento.

Os testes

Os testes foram realizados com o auxílio da “Phoronix Test Suite” e avaliaram várias categorias, eu vou trazer aqui em baixo os gráficos mostrando algumas das principais entretanto você pode ver o teste completo com todas as observações de Michael Larabel neste link.

Benchmarks entre Ubuntu e Mac OS
Benchmarks entre Ubuntu e Mac OS
Benchmarks entre Ubuntu e Mac OS
Benchmarks entre Ubuntu e Mac OS

Para mim o mais curioso é a performance aumentar tanto por apenas instalar o Ubuntu no Macbook, aparentemente o Kernel Linux consegue extrair mais desempenho do computador que o próprio sistema que foi projetado para rodar nele.

Mais do que isso vale salientar que o Ubuntu é grátis, apesar de que se comparado ao Windows o Mac OSX é um sistema baratíssimo, o que é caro é hardware específico que ele roda.

É de se parabenizar a Intel também e seus drivers open source que permitem tal façanha também, esperamos sinceramente que as outras empresas que produzem chips gráficos sigam o exemplo, especialmente a AMD.

Mostre para os seus amigos esta matéria, compartilhe e comente, é sempre bom ouvir o seu feedback.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!