NvidiaTutoriais

Ativando a tecnologia Optimus em Notebooks com placas Híbridas Intel e Nvidia no Ubuntu

Neste artigo vamos aprender a ativar o Prime (Optimus), um recurso presente em muitos modelos de Notebooks que possuem aceleração gráfica híbrida com chips da Intel e da Nvidia no Ubuntu, você verá que é bem simples e funciona.

Ativando o seu hardware híbrido no Ubuntu

Eu ainda estou utilizando o Ubuntu 14.04 LTS e pretendo continuar com ele até que um nova versão do Ubuntu saia onde eu veja claras vantagens em atualizar, o Ubuntu 14.04 LTS tem várias vantagens mas tem uma desvantagem também dependendo do ponto de vista, ele é mais conservador nas atualizações do sistema, como versões de drivers de vídeo e Kernel.

Atualmente ele usa a versão 3.13 do Kernel e a versão 331.113 dos drivers da Nvidia, uma combinação que não me permitiu utilizar o hardware híbrido Intel e Nvidia que eu tenho em meu novo Notebook.

Para isso é necessário uma versão mais atual do driver de vídeo, sendo assim hoje vamos aprender a botar a sua placa Optimus para trabalhar.

Tecnologia Optimus

Um pequeno complemento para você entender melhor, a tecnologia Optimus desenvolvida pela Nvidia em conjunto com a Intel permite uma melhor gestão de energia e potência nos Notebooks, como sabemos os processador da Intel da família “Core i” tem bons chips gráficos embutidos em si mesmos capazes de realizar diversas tarefas relativamente pesadas como jogar alguns games por exemplo, já a Nvidia se destaca mais por potência em seus chips gráficos, chips esses que consomem mais energia também.

Intel e Nvidia

A tecnologia Optimus permite que você alterne entre os chips gráficos da Intel e da Nvidia sempre que quiser para realizar as suas tarefas, assim quando você usar o seu Notebook para tarefas mais banais como escrever um texto ou ouvir músicas você pode usar o chip gráfico da Intel economizando assim energia e consequentemente bateria do seu Notebook, quando precisar de mais potência para rodar algum game ou fazer algum trabalho mais pesado você pode alternar e usar o chip da Nvidia.

Habilitando o Prime (Optimus) no seu Ubuntu

Prime é o nome da ferramenta para Linux que permite a utilização da tecnologia Optimus (sentiu o trocadilho né? Se não percebeu desista de ser um nerd por favor), o caso é que como eu comentei antes, ele não funciona bem com o driver 331.113 que o Ubuntu fornece, apesar de muito estável ele tem uns recursos a menos pelo ano em que foi criado por isso vamos precisar usar o driver mais recente e ainda de quebra vamos mostrar como utilizar um indicador para facilitar a troca de chips gráfico no momento que você quiser.

1- O primeiro passo é instalar o driver 340 que está no Xorg-Edgers, para isso basta seguir este tutorial aqui.

2 – Reinicie o computador depois da instalação

3 – Pode ser muito útil ter este indicador para facilitar as coisas.

4 – Para iniciar o Indicador do Prime pressione as teclas Alt+F2 digite ” prime-indicator ” (sem aspas) e pressione “enter”.

Agora as coisas funcionam perfeitamente…

Optimus no Ubuntu

Consegui encontrar esta solução graças a alguns amigos que participação do grupo do Diolinux no Facebook e às suas sugestões, então fica aqui o meu muito obrigado,  assim pude passar essa informação à diante e quem sabe ajudar mais pessoas que por venturam tenham o mesmo problema.

Até mais!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!