AndroidNotícias

Cyanogen quer criar a sua própria versão do Android

Insatisfeita com as  diretrizes de desenvolvimento do Android do Google Cyanogen pretende criar um fork do robozinho com loja de aplicativos própria.

Parece que só modificar o Android já não satisfaz

A Cyanogen começou como apenas uma modificação da ROM do Android original para alguns aparelhos com a intenção de melhorar o desempenho dos dispositivos e de eliminar o “entulho” que algumas operadoras e fabricantes colocam nele.

Com a popularização da modificação a então CyanogenMod passou a se chamar apenas Cyanogen e produzir versões regulares dos Androids para mais e mais aparelhos e conseguiu até mesmo vir como padrão em alguns dispositivos no lugar do Android original, entretanto, parece que esta parceria entre a Cyanogen e o Google está um pouco desgastada pelo olhar de Kirt McMaster, CEO da Cyanogen.

Segundo ele a Google não deixa o Android tão aberto quanto poderia o que impede que determinados recursos possam ser acessados e melhorados, segundo ele o acesso ao “núcleo” do Android somente o Google tem e é por isso que aplicações de terceiros não conseguem usar recursos como o Google Now e seus comandos de voz a não ser os apps do Google.

A ideia inicial da Cyanogen é criar um fork do Android, o Google permite isso, a licença open source do Android permite isso, mas o que o Google não permite é que seus aplicativos rodem em sistemas forkeados, ou seja, um possível Cyanogem ROM independente do Google não poderia trazer a Google Play, Gmail ou qualquer outro App do Google, o que dificulta um pouco as coisas.

Mesmo assim o CEO da Cyanogen se mostra otimista e cogita a possibilidade de criar uma loja de Apps própria, desta forma gerando mais receita para a empresa.

E você leitor, o que achou da declaração, você acha que a Cyanogen produz um Android mais bem acabado do que o Google? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!