Atualizando o Kernel para a versão 3.16 pelo repositório oficial no Ubuntu 14.04.2 - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Atualizando o Kernel para a versão 3.16 pelo repositório oficial no Ubuntu 14.04.2

Veja como atualizar o Kernel do Ubuntu para a versão 3.16

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Hoje você vai aprender a atualizar a versão do Kernel no seu Ubuntu 14.04.2 LTS para a versão 3.16, vamos lá?

Atualizando o Kernel do Ubuntu

Veja como deixar o seu Ubuntu LTS com o Kernel mais recente oficialmente suportado


A pouco tempo a Canonical disponibilizou a atualização do Ubuntu 14.04 LTS para a sua segunda grande atualização, você pode ler mais sobre o assunto neste post dedicado, porém não sei se a atualização vai demorar um pouco mais para sair ou o que, mas fato é que o Kernel 3.16 prometido para o Ubuntu 14.04.2 acabou não vindo com as atualizações do sistema, porém ele está no repositório oficial pronto para ser instalado.

Então você pode escolher esperar para ver a atualização vem automaticamente pelas atualizações do próprio sistema ou fazer a instalação manualmente através deste tutorial.

Atualizando o Kernel do Ubuntu 14.04.2 LTS para a versão 3.16


Se você usa drivers proprietários a primeira coisa que você tem a fazer para evitar problemas e desabilitá-los e passar a usar os drivers genéricos durante a atualização, então, abra o menu e digite "Drivers", abrindo a aplicativo de "Drivers adicionais" selecione o driver genérico e aplique:

Configure para usar o driver genérico

Depois de instalar o driver genérico reinicie o computador para logar com novo driver carregado, agora podemos fazer a atualização sem maiores problemas.

Agora vamos usar o Synaptic para instalar o novo Kernel, caso você não tenha este programa apenas pesquise pela Central de Programas do Ubuntu por ele, vai ser bem fácil encontrar.

Uma vez instalado o Synaptic, vamos abri-lo pelo menu, no campo de busca do Synaptic digite o seguinte nome: linux-image-generic

Synaptic

Dentre a lista de pacotes que ele lhe exibir pela sua pesquisa localize o:
 linux-image-generic-lts-utopic

Dê dois cliques neste pacote e a tela abaixo aparecerá pedindo para você marcar a instalação de mais dois pacotes, clique em "Marcar" 

Instalando o novo Kernel

Muito bem! Agora clique no botão "Aplicar" no Synaptic e aguarde a instalação, ao final tudo deve estar correto, basta reiniciar o computador para usar o novo Kernel.

Para confirmar que o novo Kernel está instalado corretamente você pode digitar no terminal o comando:

uname -r

E o resultado deverá ser como este:

Terminal

Agora que tudo está correto, caso você tenha removido o driver proprietário do seu sistema lá no início do tutorial é hora de colocá-lo de volta, torne a abrir o gerenciador de drivers como no Primeiro passo e instale o Driver que estava selecionado antes, reinicie o computador mais uma vez agora sim você está com tudo pronto para usar o seu PC com o Kernel mais recente suportado oficialmente pela Canonical.

Até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo