Baboo dizendo que Windows é mais seguro que Linux e Mac OSX? Alguma coisa está errada... - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Baboo dizendo que Windows é mais seguro que Linux e Mac OSX? Alguma coisa está errada...

Tem gente tentando influenciar a opinião alheia de maneira equivocada, fique de olho.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

/ por Dionatan Simioni
Hoje meus amigos eu venho alertar a todos vocês que acompanham o blog Diolinux e o nosso canal também mais uma vez, para não acreditar em tudo o que você lê por aí, pelo menos não de primeira, vamos aos fatos.

Vulnerabilidades do Linux

Será que o Linux está tão frágil assim?


Bom, a primeira coisa que você pensa quando dizem que o Linux tem mais vulnerabilidades que o Windows é:"tem algo errado nisso aí..." e tem mesmo, mas foi na maneira com que a notícia é passada, esse tipo de desinformação acaba apenas prejudicando o conhecimento e a opinião das pessoas.

Caso você não tenha lido a notícia foi postada no Baboo, só a partir daí você já tem que receber a notícia com mais cuidado, afinal estamos falando de um dos maiores fórums de Windows da internet.

Indução ao erro é isso que eu chamo, a lista foi divulgada pelo NVD, um departamento de segurança computacional do governo norte americano que visa identificar vulnerabilidades e apresentar possíveis soluções para o caso, o mesmo que , segundo a Wikipédia, sofreu uma falha de segurança que comprometeu seu banco de dados em 2013.

Primeiro equivoco


Falar que o Linux teve mais falhas de segurança que o Windows em 2014, no mínimo para a notícia ficar mais correta seria necessário dizer que o Linux teve mais problemas REPORTADOS em 2014 nos EUA, isso mesmo, sabemos que usuários de Windows normalmente não reportam bugs e a estimativa foi feita somente em território americano.

Segundo equivoco

A lista trata todas as distribuições Linux como sendo uma coisa só mas trata as versões do Windows como coisas separadas, o Linux teve 119 vulnerabilidades, mas será que as mesmas vulnerabilidades vindas do Android são aplicáveis no Desktop ou no servidores e vice-e-versa, acho pouco provável, as pessoas tem que parar de enxergar o Linux como uma coisa só. E aparentemente eles juntaram bugs reportados a partir de versões antigas do Kernel.

Juntando todas as versões do do Windows com problemas REPORTADOS, sem incluir as versões que não foram reportadas o somatório dá 248 vulnerabilidades!

"E agora josé?'

O que eu posso dizer? Da maneira com que os dados foram filtrados realmente o Linux aparece antes do Windows (e depois do Mac) como sistema com mais vulnerabilidades apresentadas, mas do jeito que está claramente eles interpretaram "a coisa" para dar a impressão que o Windows é mais seguro.

Outro "pequeno detalhe" que eles esqueceram de colocar foi a origem das vulnerabilidades, olha só que tabela bacana:

Aplicações vulneráveis

Tá vendo a listinha? Tá vendo algum Linux aí? Pois é, os problemas são em aplicações que por vezes rodam no Linux e não no Kernel e si. E adivinha quem é o líder disparado?


Façam-me o favor de não desinformar as pessoas!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo