TutoriaisUbuntu

Como formatar e criptografar um pen drive com senha no Ubuntu

Segurança nunca é demais, então hoje você vai aprender a criptografar o seu pen drive com os seus dados para que ele fique o mais longe possível de bisbilhoteiros.

Colocando uma senha no seu pen drive

Se você costuma carregar informações importantes no seu pen drive, proteger os dados que estão nele contidos pode ser algo vital!

Com a popularização do dispositivo e das entradas USB não é incomum levarmos os pen drives por aí a fora e acabarmos esquecendo eles em alguns lugares, acredite, se você ainda não passou por isso ainda vai passar! 

Isto é uma das verdades da vida, “perderas um pen drive, comprarás um fusca e serás corno, se você já tem um fusca talvez só falte perder o pen drive.” 🙂

Usando o Luks com o Ext4

O LUKS (Linux Unified Key Setup) é uma especificação de criptografia criada em 2004 e opera em conjunto com o sistema de arquivos Ext4, padrão da maioria das distros Linux.

Esta ferramenta também funciona integrada com o aplicativo “Discos” do Ubuntu, o qual usamos para, além de outras possibilidades, formatar pen drives.

No Ubuntu você só precisa garantir que o pacote cryptsetup esteja instalado, você pode instalar ele clicando no botão de download abaixo:

sEgsQw0Kb34OK4M8i kvp0PEhSgAYGHfmwHG7CNC1mFJ6IXbmVA5B428C

Ou, se você é mais chegado no terminal:

sudo apt-get install cryptsetup

Agora para por em prática o nosso plano de proteger o seu pen drive vamos precisar formatá-lo em Ext4 com a nossa criptografia, o processo de formatar um pen drive no Ubuntu é muito simples e eu expliquei em um dos vídeos mais antigos que eu fiz na internet, você pode vê-lo clicando aqui.

Muito bem, procure na Dash (menu) do Ubuntu pelo programa Discos

Formatando seu Pen Drive

Atenção para o passos

1 – Clique e selecione o seu Pen Drive.

2 – Clicar no botão de “stop” para desmontar o pen drive.

3 – Clique nas engrenagens e clique em “Formatar“. 

Na próxima tela você deve escolher o tipo de formatação, selecionando a opção “Criptografado, compatível com sistemas Linux (LUKS+Ext4)”.

Formatando

Na tela seguinte você verá algo parecido disto, neste local você pode escolher uma senha de segurança para o seu pen drive, lembrando que uma boa senha tem mais de 8 caracteres, incluindo numeros e letras, tanto em caixa, alta quanto normal e se possível ainda use caracteres especiais como: @, #, $, &.

Colocando senha no pen Drive

Depois de configurada a sua senha basta clicar em ‘Formatar‘ e agora você pode montar o seu pen drive novamente clicando no ícone de ‘play‘ ou apenas remova ele do computador e “espete” novamente.

Quando o pen drive for reconhecido novamente e você tentar acessá-lo será mostrada esta janela de desbloqueio:

Janela de desbloqueio

Basta digitar a senha que você escolheu para acessar o pen drive e clicar em “Conectar“, mais do que isso, ainda é possível selecionar as opções para que o sistema lembre a senha do pen drive ou não e por quanto tempo.

Lembrando que se você esquecer a senha o único jeito de usar o seu pen drive é formatando ele novamente.

Cabe fazer outra observação, o sistema de arquivos Ext4 é reconhecido apenas por sistemas baseados no Linux, ou seja, mesmo que você digite a senha ele não vai funcionar no Windows, o que pode até ser uma boa, evita alguns bisbilhoteiros.

Curtiu a dica? Então compartilhe e até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!