EditorialSistemas operacionais

Como ganhar dinheiro com Linux

Algumas pessoas se perguntam se seria possível ganhar dinheiro com o Linux, neste artigo pretendo abordar este assunto apresentando algumas possibilidades para você que deseja trabalhar com o sistema do Pinguim.

Ganhando dinheiro com Linux: Uma análise de mercado

Assim como qualquer negócio, para ganhar dinheiro com Linux é necessário prestar atenção do que acontece ao seu redor, se você pretende lançar um produto ou serviço online ou local.

Por exemplo, criar uma empresa que dê treinamentos em Linux em uma cidade muito pequena pode não ser uma boa opção.

Assim como criar um empresa de hospedagens em uma cidade onde já existam vários concorrentes neste segmento, fora os online, também pode não ser uma boa ideia, a menos que existam bons diferenciais para a concorrência.

Entenda o Linux

Se você ainda não está habituado com o mundo Linux talvez não tenha percebido, mas muito raramente você verá uma empresa cobrando pelo software, tal qual a Microsoft faz.

Como será que empresas como a Canonical e a Red Hat faturam tanto dinheiro trabalhando com Linux?

A resposta é simples, com Linux você não vende produtos (na maioria das vezes), você vende serviços.

Usando o Linux onde ele é mais forte

Quando se pensa em trabalhar com Linux não se pode ignorar justamente o ponto mais forte dele, querendo ou não, o Linux é um sistema amplamente utilizado em servidores, logo, este é um ramo a ser estudado.

servidores Linux

Segundo dados da Info, somente em 2011 este nicho específico de mercado abarcava cerca de 12,3 bilhões de dólares pelo mundo afora.

Muitos destes milhões retidos por Canonical, Red Hat e Novell, ou basicamente, Ubuntu, Red Hat Enterprise Linux e openSUSE.

Trabalhar com servidores é uma possibilidade a ser considerada se você gosta do assunto, fazendo manutenção ou criando soluções em servidores para empresas, os mesmos dados da Info revelam que cerca de 73% das empresas com mais de 1000 funcionários utilizam o Linux para trabalho, seja como servidor, seja em seus escritórios.

Programação, a base de tudo

O que seria do mundo da tecnologia sem os nossos queridos programadores?

Este segmento está sempre em busca de profissionais mais qualificados, como comentamos neste artigo, atualmente cerca de 80% do código do Kernel Linux é subsidiado de alguma forma por empresas.

Esta empresas trabalham com Linux pois precisam de maleabilidade e por diversas vezes soluções específicas para as suas necessidades, dentre as principais companhias que empregam desenvolvedores Linux estão Intel, Red Hat, Linaro, Samsung, IBM, Vision, Google, entre outras.

O mercado da programação

Pensa aí em uma linguagem de programação, pode ser qualquer uma, agora tente lembrar de quantas pessoas você conhece que trabalham com essa linguagem, aposto que você conseguiu lembrar de algumas pessoas.

Agora, pense em desenvolvedores de Kernel Linux, quantos você conhece?

Provavelmente o número foi bem menor, isso se ele saiu de zero, correto?

Profissionais desta área são muito valorizados justamente porque são raros de se encontrar, saber desenvolver o Kernel, ou mesmo softwares e soluções que rodem nos grandes servidores ou nos escritórios das grandes companhias pode ser um diferencial.

Não sou programador e nem gosto de mexer com servidores

E se eu disser que mesmo assim tem saída? Você só vai precisar ser criativo.

Pretendo agora apresentar algumas possibilidades que eu enxergo para você trabalhar com Linux e conseguir o seu sustento.

Existem vários segmentos onde o Linux pode ser aplicado com sucesso, basta a sua dedicação, um exemplo que eu vejo muitas pessoas comentando são lojas de manutenção de computadores.

Linux em lojas manutenção

Acho até engraçado, mas muitas pessoas comentam que como o Windows sempre dá problema o cliente volta de tempos em tempos para formatar o computador, mas com Linux isso não acontece, e a receita cai.

É estranho pensar assim, mas fato de pode acontecer, o que eu vejo nestes casos é que é necessário mais uma vez não vender um produto, e sim um serviço, no caso, um serviço de suporte.

Manutenção de computadores com Linux

Tenho um caso curioso para relatar aqui, tenho um amigo que tem uma destas lojas, uma loja bem conceituada na minha cidade e o Linux está como opção na hora da formatação, porém, diferente do Windows a formatação com Linux custa somente a metade do preço.

E é oferecido um serviço de suporte por telefone e assistência remota para ensinar as pessoas a lidar com pequenos imprevistos, como não saber instalar tal programa.

Isso acaba fazendo com que o cliente crie um vínculo com a loja e sempre volte lá, por vezes para comprar hardware, ou simplesmente para tomar um café.

E falando em ensino

Acredito que deve ser de conhecimento da maioria que acompanha o Diolinux, tanto o canal quanto o blog, que além de trabalhar aqui eu também sou professor em uma escola particular, ou melhor, para evitar ambiguidades, eu sou instrutor de informática.

Assim como a maioria das instituições de ensino neste segmento o sistema operacional predominante é o Windows e os programas que rodam nele e são super valorizados, como o Photoshop por exemplo.

Estamos estudando já à algum tempo a possibilidade de “forkear” os cursos nas mesmas áreas mas com Linux.

Ensinando Linux Profissionalmente

A ideia seria modificar o curso de operador de computador, por exemplo, que funciona atualmente ensinando como base o Windows e modificar para o Linux.

É um curso de conteúdo semelhante mas com Linux no lugar do Windows, neste ponto se tem um problema a primeira vista, público.

É muito raro encontrar escolas de Linux, mas isso se deve a baixa procura por cursos básicos, no exemplo, a maioria dos usuários que migra para o Linux entende um mínimo de tecnologia e não precisa ou não quer fazer um curso destes.

O desafio é criar essa necessidade em um público já existente, e isso pode-se fazer através de palestras e divulgação, não é algo fácil, mas também não é impossível, assim como cursos de design gráfico usando software livre.

EAD pode ser uma chave 

Educação à Distância, ou EAD para o chegados, também um boa oportunidade para quem quer investir neste ramo, com a vantagem que você pode atingir um público mais vasto que o local onde você vive.

Existem muitas pessoas querendo aprender coisas por aí, pessoas que pagariam por isso, então se você fizer um bom trabalho neste segmento isso pode se tornar algo rentável.

Trabalhando “junto” com o Linux

Até o momento eu havia comentado algumas possibilidades de ganhar dinheiro utilizando o Linux como meio para isso mas vale a pena abrir um parenteses aqui para explicar uma coisa que as vezes passa despercebida.

Desenvolvimento de games usando o ubuntu

Se o seu desejo é trabalhar USANDO Linux, isso não é tão complicado de realizar.

Em um parágrafo anterior eu comentei sobre os programadores, tenho vários amigos que trabalham nesta área, antes abordei sobre a questão de programar PARA LINUX e não COM LINUX.

Um dos meus amigos programadores tem uma empresa aqui na minha cidade onde ele faz desenvolvimento web, sites, portais e sistemas para internet. Tudo isso usando Linux e as ferramentas dele.

Algumas pessoas poderiam usar o Linux e o GIMP para fazer tratamento de imagens em estúdios fotográficos também, ou em gráficas usando o Inkscape.

No caso das gráficas sei que a maioria tem uma “paixão” enorme pelo Corel Draw, mas nada impede que você use ambos não é?

A criatividade é o Limite

Existem pessoas como eu, que escolheram tentar a vida escrevendo sobre Linux, ou seguindo o exemplo, mantendo portais na internet usando o Linux para escrevê-los.

Este é um bom exemplo de como usar um pouco de criatividade para oferecer uma coisa que as pessoas precisam, conhecimento.

Seja sempre criativo!

Obviamente que ganhar a vida com a internet não é nada fácil, muita gente não se toca que é um emprego como qualquer outro, talvez até exija mais disciplina que outros porque sabemos que a internet é uma fonte infinita de distração.

Você pode escrever livros sobre Linux.

Você pode ter um canal no Youtube e usar Linux para fazer os vídeos, ou falar sobre ele.

Tudo depende da sua ambição, na sua força de vontade, da sua criatividade e principalmente, acima de tudo isso, de não desistir!

Se você tem um projeto e acredita que ele pode ser uma coisa grande um dia comece a trabalhar nele hoje mesmo, assim esse “um dia” vai chegar mais rápido.

Boa sorte com os seus empreendimentos, não esqueça de compartilhar a sua opinião aqui nos comentários, você pode adicionar outras possibilidades que você enxerga e eu não comentei, fique à vontade, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!