NotíciasUbuntu

Continnum: Microsoft copia a ideia do Ubuntu for Phones?

Windows 10 poderá transformar um Smartphone em um computador através de uma Dock, mas eu já vi isso em algum lugar!

Use o seu Smartphone Windows como se fosse um computador

Hoje, meus amigos a Microsoft anunciou o projeto Continnum; trata-se de uma tecnologia que permite ligar um Smartphone Windows 10 ao seu computador e continuar trabalhando de forma convergente usando as mesmas aplicações de um em outro.

Esta é realmente uma ideia excelente, tenho de admitir, as possibilidades com este tipo de tecnologia são muitas, mas não é exatamente do Continnum que eu gostaria de falar.

Onde foi que eu vi isso mesmo?

O que acontece é que essa ideia de Convergência, assim como o uso do Smartphone anexado ao computador como uma peça única não é tão nova assim, para ser mais exato, em 2013 a Canonical apresentou um projeto exatamente com esta proposta para o Ubuntu.

Convergência no Ubuntu

A ideia era trazer à vida o Ubuntu Edge um super Smartphone que faria qualquer Galaxy comer poeira, você pode ver as especificações aqui.

Este Smartphone, porém, acabou não saindo pois o projeto além de muito audacioso dependia de financiamento colaborativo, sendo que a meta de arrecadações não era nada modesta, nada mais, nada menos do que 32 milhões de dólares!

A Canonical chegou perto, mas não conseguiu arrecadar a quantia desejada para por o projeto para funcionar de imediato e assim o Ubuntu Edge foi engavetado até segunda ordem.

No que tange a convergência, entretanto, o Ubuntu continua de vento em poupa (na medida que o orçamento permite), podemos ver exatamente este exemplo de convergência em dispositivos variados neste vídeo aqui, essa ideia de usar um mesmo sistema para todas os devices já é um pouco antiga, vem se falando disso na comunidade Ubuntu há pelo menos uns dois anos, mesmo assim, o Ubuntu só ganhará esta interface convergente oficialmente no ano que vem no lançamento de Abril do Ubuntu 16.04.

Me sinto um pouco chateado

Não tenho nenhuma crítica a fazer à Microsoft por ter copiado/roubado/se inspirado (seja qual o atributo que você queira usar) na ideia da Canonical, eles sempre foram espertos e é por isso que lá nos anos 90 e início dos anos 2000 eles conseguiram a base de usuários que se mantem até hoje.

Me sinto um pouco chateado por saber que estas boas ideias que são implementadas pela Microsoft partem do mundo Linux e das tecnologias desenvolvidas aqui, ou de projetos do mundo Linux que não puderam sair  ou que demoram para sair por falta de verba, coisa que definitivamente não é problema para a Microsoft.

Múltiplas áreas de trabalho, widgets, transparências em janelas, método de atualização, menu de pesquisa, convergência, etc, são só alguns exemplos de coisas que surgiram muito antes do Linux e acabaram (ou talvez ainda acabem) se popularizando pelas mãos da Microsoft.

Bom para usuários do Windows, que agora podem pagar pelo que temos de graça.

Mas que é uma sensação de ser “saqueado intelectualmente”, ahh… isso é.

De qualquer forma o mundo não é justo não é verdade? E é realmente uma pena que alguns projetos, especialmente os da Canonical nos últimos anos, tenham dificuldade em sair do papel como o esperado.

Como dizia Jobs citando Picasso “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam.”

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos