Top 10 coisas para se fazer depois de instalar o Ubuntu 15.04 - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Top 10 coisas para se fazer depois de instalar o Ubuntu 15.04

Confira esta montanha de dicas para deixar o Ubuntu perfeito para o seu uso.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

/ por Dionatan Simioni
Preparamos 10 dicas sensacionais para você deixar o Ubuntu 15.04 mais pronto do que nunca para todas as suas atividades diárias, vamos começar?

10 coisas para fazer no Ubuntu 15.04


Confira as melhores dicas para você deixar o seu Ubuntu 15.04 perfeito!


Vamos começar com: 5 coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu

O lançamento do Ubuntu 15.04 foi feito a pouco tempo e ele já é, na minha opinião, o melhor lançamento até o momento com o Unity desde de 2011.

- 10 motivos para você mudar do Windows para o Ubuntu
- Guia completo de migração para o Linux 

Ao mesmo tempo que descobrimos que o Ubuntu passou de 25 milhões de usuários no mundo estávamos preparando este artigo especial para te ajudar a deixar o seu Ubuntu novo pronto para produção e também para entretenimento.

Top 10 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu


10 - Atualizar o sistema

Exatamente, mesmo que o sistema tenha sido lançado recentemente é bem possível que já hajam atualizações disponíveis, portanto, procure pelo programa "Atualizador de Programas" no menu do sistema e faça esta verificação.

Atualizado de Programas

9 - Instalar os Drivers de Vídeo

Se você possui placas Nvidia ou AMD e tem a pretensão de aumentar o desempenho do seu sistema isto é indispensável, abra o menu do Ubuntu e procure por "Drivers Adicionais" e instale o driver recomendado.

Drivers novos o Ubuntu


8 - Instalar Codecs Multimídia


Para ver filmes, ouvir música, ter suporte a Flash entre outras facilidades é necessário instalar um pacote de codecs, para isto basta instalar o pacote ubuntu-restricted-extras que se encontra na Central de Programas do Ubuntu.

Codecs Multimídia no Ubuntu

7 - Instalar o Unity Tweak Tool

Para configurar a aparência do sistema e deixar ele com os seus gostos pessoais em comportamento e aparência nada melhor do que o Unity Tweak Tool, ele está na Central de Programas do Ubuntu também, basta pesquisar por ele:

Unity Tweak Tool

6 - Reativar o menu global

No Ubuntu 15.04 os menus voltaram a ser integrados com as aplicações como eram há uns 2 anos atrás por padrão, quem se acostumou com o ótimo menu global nas últimas versões do Ubuntu pode estranhar isso um pouco; trazê-lo de volta não é um grande problema, abra o menu e procure pelo aplicativo "Aparência", na aba "Comportamento" marque a opção "Na barra de menu"

configurar menus

5 - Configure a sua privacidade

O Ubuntu inclui a busca online na Dash (menu do sistema) mas isso pode ser configurado, assim como o envio de informações para a Canonical e também a indexação de arquivos, abra o menu e procure o aplicativo "Segurança e Privacidade" e configure de acordo com as suas preferências.

Configuração de privacidade

4 - Instale o Steam

Diversão com jogos agora também rola aqui no Linux, abra a Central de Programas e instale a mais popular plataforma de jogos do mundo, basta pesquisar por Steam.

Instalando o Steam no Ubuntu

3 - Instale o Spotify

Você gostar de ouvir músicas com o Spotify? Então você pode fazer isso no Ubuntu também, para ver como instalar o cliente Spotify no Ubuntu, clique aqui.

Spotify no Ubuntu

2 - Instale mais alguns programas interessantes

A central de Programas é recheada de possibilidades, aqui vão algumas sugestões de programas que você encontra e pode instalar por lá:

- VLC (ótimo player multimídia)
- GIMP (editor de imagens semelhante ao Photoshop)
- Inkscape (editor de imagens vetoriais semelhante ao Corel Draw)
- PlayOnLinux (Permite executar aplicativos feitos para Windows no Linux)
- Kdenlive (poderoso editor de vídeo semelhante ao Sony Vegas)

1 - Faça uma limpeza geral

Agora que você instalou tudo o que queria é uma boa hora para fazer uma faxina, o Ubuntu pode armazenar muitos arquivos em cache depois de uma grande atualização e/ou depois de instalar muitos programas, então vamos usar o Bleachbit para fazer uma limpeza, ele está na Central de Programas do Ubuntu.

Programa para fazer limpeza no Ubuntu


Dicas e informações adicionais


Existem muitas possibilidades de coisas para se fazer depois de instalar o Ubuntu, afinal, cada pessoa tem necessidades diferentes, por isso, seguem aqui algumas coisas que podem ser úteis para você:


Ufa! Acho que agora você já tem uma boa base para usar o novo sistema não é verdade?

Até a próxima, assine a nossa newsletter para receber as atualizações do blog no seu e-mail e aproveite o seu Ubuntu! :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo