Os 7 melhores players de música para Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Os 7 melhores players de música para Linux

Os melhores players de música para Linux

quinta-feira, 2 de abril de 2015

/ por Dionatan Simioni
Que tal curtir um sonzinho? Nada melhor nestas horas do que um player que atenda todas as suas necessidades não é verdade? E como nem todos tem as mesmas necessidades resolvemos elaborar uma breve "parada de sucessos" com os 7 melhores players de música para Linux.

Os melhores players para Linux

Arraste o sofá e prepare-se para sacudir os ossos!


OK. Exagerei no título, por um segundo esqueci que eu sou um sedentário (o que não seria um grande problema por alguns minutos), mais importante que isso, não sou o que se pode chamar de "pé de valsa", isso é fato, mas sabe no que eu sou bom? Eu sou um ótimo "analizador de software", se é que essa expressão existe.

Baseado nos meus testes elaborei uma lista com 7 softwares ótimos que atendem necessidades variadas de todas as pessoas que gostam de ouvir um bom som no pinguim.

Lembrando que esta lista não está em uma ordem de melhor para pior, ou vice-e-versa, mas nada impede que ao final você deixe a sua opinião nos comentários, combinado? 

Vamos lá?

1. Rhythmbox - O tradicional player


Rhythmbox Player Ubuntu

Começando a nossa super lista com um dos mais tradicionais players do mundo Linux, o Rhythmbox, apesar de ter um nome complicado de escrever é muito versátil e organizado.

Ele é o Player padrão do Ubuntu e da maioria dos sistemas com a interface Gnome, agora o Gnome está desenvolvendo um novo player, mas isso não invalida as grandes qualidades do Rhythmbox.

Nele também é possível instalar plugins para complementar o seu uso, veja alguns deles aqui.

O programa está disponível nos repositórios de todas as distros.

2. Audacious - Um player simples e leve


Audacious player leve para Linux

Muitas pessoas tem essa preocupação, leveza.

A verdade é que nos computadores atuais a quantidade de memória usada pelos programas não faz mais tanta diferença quanto antigamente, mesmo assim, quanto menos melhor, certo?

Se você concorda com a afirmação acima e ainda não testou o Audacious está perdendo uma chance de ouro!

O Audacious ocupa menos de 50 MB de memória RAM, ele é um player simples, mas permite que você gerencie listas de reprodução de uma maneira facilitada, é um player que acompanha algumas distros que tem  foco em máquinas mais modestas.

Tudo isso sem deixar de ter um visual impressionantemente belo, nele também há a opção de usar uma interface chamada de "clássica" que lembra muito o popular Winamp.

O Audacious também está no repositório de todas as distros, no Ubuntu basta procurá-lo na Central de Programas.

3. Banshee - O irmão bastardo do Rhythmbox


Banshee Player


Assim como o Rhtymbox é o player padrão do Ubuntu, o Banshee, já há alguns anos, é o player padrão do Linux Mint, outra excelente distro.

Particularmente encaro o Banshee como "um Rhythmbox com os plugins já instalados", como a opção de CoverArt por exemplo, que deixa a navegação pelos álbuns e bandas muito mais divertida.

Ele também já possui plugins originalmente para que possamos nos conectar com serviços online como o Last.fm.

Leveza não é exatamente o forte dele, mas está longe de ser um player pesado, a organização das faixas que ele proporciona é bem parecida com o Player padrão do Ubuntu.

O Banshee também é uma ótima opção para você testar, ele está, igualmente, em todos os repositórios das principais distribuições Linux, no Ubuntu você encontra ele pela conhecida Central de Programas do Ubuntu.

4. Tomahawk - Um player para quem gosta de música


Tomahawk player


Para muitas pessoas ouvir música é muito mais do que uma atividade complementar, se você for um usuário que gosta de acompanhar o seu artista predileto de uma chance ao Tomahawk.

Além de todas as boas características de um bom player, como listas de reprodução e diversas opções de controle musical ele oferece alguns diferenciais.

A coisa que eu acho mais interessante é que ele consegue te dar praticamente toda a "ficha" do artista que você está escutando, como a história do álbum, da banda, a letra das músicas, entre outras coisas, vale a pena experimentar.

Ele também está presente nos repositórios de todas as distros, Ubuntu inclusive, mas para ele preparamos um tutorial mais detalhado, então se você quiser ver mais algumas Screenshots dele e também ver como instalar no Ubuntu e derivados é só clicar aqui. E vamos para o próximo. =)

5. XNoise - Simples elegante


XNoise para Ubuntu

Este aqui foi um verdadeiro acho, lembro que vi ele pela primeira vez em algum sistema com XFCE que testei, não lembro qual era o sistema, mas nunca mais esqueci o nome do Player.

Acho o XNoise um dos mais simples e elegantes players que já testei, a sua maneira de trabalhar com listas e a interface me parece uma mescla. Seria como se o Audacious e o Rhythmbox tivessem tido um filho.

Ele fica no meio termo entre leveza e recursos, e sendo sincero, puxando mais para o lado da leveza do que dos recursos.

Este excelente software não está disponível no repositório de todas as distros, você pode verificar no da sua, porém, se você usa o Ubuntu ou algum derivado como o Linux Mint, fique tranquilo, temos um tutorial muito simples de seguir para instalá-lo no seu sistema, basta clicar aqui para acessar.

6. QMMP - O Winamp reinventado



Sinceramente, aprendi a usar o computador de verdade com o Windows XP, e adorava o Winamp, nunca cheguei a usar as opções avançadas que ele disponibilizava mas o que eu mais curtia era de longe a interface com o usuário.

Para os nostálgicos o QMMP vai cair como uma luva, se você, assim como eu, é daquela época onde refrigerante custava 2 reais e Kinder Ovo era cinquenta centavos, aí está uma boa chance de reviver os bons momentos.

O QMMP se mostra uma boa opção no quesito leveza também, se o seu desejo é economizar recursos ele é um prato cheio e tem todas as funcionalidades principais de qualquer outro bom player.

Este player, assim como a maioria da nossa lista, está nos repositórios de todos os sistemas, incluindo o Ubuntu no qual você o encontra facilmente pela Central de Programas.


7. Clementine - O melhor player multiplataforma do mundo


Melhor player do mundo

E chegamos finalmente à cereja do bolo.

O Clemente é, na minha opinião, o melhor e mais completo player de música no estilo Jukebox (estes organizadores de biblioteca musical) que existe, inclusive ele está disponível em outras plataformas como Windows e Mac OSX também.

Se você busca integração online com diversos serviços ele é uma excelente opção, mais do que isso, ele consegue transferir músicas para os seus smartphones ou tablets, consegue trazer informações sobre as músicas, como a letra por exemplo.

Existem outros recursos que valem a pena um comentário, como a incrível facilidade em você organizar a sua biblioteca musical, além da ordem alfabética, os artistas e álbuns podem ser organizados facilmente e com um campo de busca muito preciso é fácil encontrar qualquer faixa que se deseje.

O Clementine está no repositório de todas as principais distros Linux, no Ubuntu como de costuma você o encontra na Central de Programas.

Se preferir, confira o nosso tutorial sobre ele onde contamos mais algumas coisas interessantes sobre o software.


O importante é te atender e isto não é tudo


O Linux é muito bem servido no quesito player, dentre os players de áudio para mim, estes apresentados são os melhores, mas isso não quer dizer que para você eles sejam também.

Existem vários que ficaram de fora então sinta-se à vontade em acrescentar as suas opções nos comentários assim deixamos o post ainda mais rico de informação.

Até a próxima!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo