Ubuntu tem mais de 25 milhões de usuários
NotíciasUbuntu

Ubuntu tem mais de 25 milhões de usuários

Quantos usuários de Ubuntu existem no mundo? Será que você teria conseguido  adivinhar?

A distro mais popular do mundo

O Ubuntu é a distro Linux que possivelmente tem mais usuários do mundo, isso sem contar suas versões alternativas com KDE, XFCE, Ubuntu Mate, Ubuntu Studio, etc.

Apesar de sabermos a bastante tempo que o Ubuntu era muito popular números, nunca foram apresentados.

É muito difícil contabilizar instalações e usuários Linux, uma vez que diferente de Windows e Mac não existe uma maneira clara de fazer essa contagem, então tudo o que se tem são números aproximados.

Número de usuários estimados do Ubuntu

Porém a Canonical dispõe do Ubuntu One login, utilizado para instalar alguns programas que estão na Central de Programas do Ubuntu, e outras formas de envio de dados que a Dash do Unity proporciona, assim podendo gerar uma estatística razoavelmente confiável.

Ter estatísticas válidas do uso do produto (Ubuntu) é uma técnica muito pertinente na hora de vender este produto a fabricantes de hardware por exemplo.

A informação vem do site Ubuntu Insights, da própria Canonical, o foco não era falar sobre o número de usuários mas a informação acabou “vazando”, a ideia dele era mostrar  as possibilidades de vender o Ubuntu como uma plataforma OEM em hardwares da Dell, Acer e Lenovo por exemplo, estes computadores teriam hardware certificado para rodar o Ubuntu.

Um número de respeito

Estive a fazer algumas contas para ter a noção do que isso significa, claro que dados precisos são difíceis de obter, mas acredito que a escalabilidade se mantenha com os anos.

Segundo dados, o uso da internet, e por consequência dos computadores (agora dos smartphones), mais do que triplicou do ano 2000 até 2010, atingindo cerca de 2 bilhões de pessoas pelo menos. Fazendo um calculo superficial podemos estimar que temos 2,5 bilhões de pessoas usando computadores em suas casas no mundo (chutando muito baixo afinal temos que descontar os acessos via mobile que crescem a cada dia mais), desta forma o que representariam estes 25 milhões de usuários do Ubuntu?

São cerca de 0,5% a 0,8% do total, supondo que o Linux (qualquer distro) tenha cerca de 2% de usuários no Desktop isso indica que quase metade dos usuários de Linux do mundo usa o Ubuntu, isso sem contar as derivações diretas (Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu Studio, Edubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Gnome), e fazendo uma ligação neste sentido, a família Debian deve ocupar pelo menos 60%  das distros do mundo.

Bacana né? Você não está sozinho usando o Ubuntu, uma coisa que seria interessante encontrar, mas infelizmente não achei, seriam os dados brasileiros  para termos uma ideia do número de usuários, então se alguém puder complementar os dados do post, ficaremos agradecidos.

Um fato interessante; em 2010 lembro de ter visto uma entrevista com o pessoal da Canonical dizendo que eles estavam com quase 20 milhões de usuários, isso quer dizer que em média o Ubuntu conseguiu 1 milhão de usuários por ano, bacana não é?

Eu vou ficando por aqui, até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!