Top 10 - Melhores Indicadores para Ubuntu e derivados - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Top 10 - Melhores Indicadores para Ubuntu e derivados

Confira os 10 melhores indicadores para o Ubuntu

terça-feira, 14 de abril de 2015

/ por Dionatan Simioni
Confira agora os 10 melhores e mais úteis indicadores para o Ubuntu, as funcionalidades vão desde as mais básicas até as mais avançadas, confira esta super lista!

best-ubuntu-indicators

Os melhores e mais úteis indicadores para o Ubuntu


Os indicadores no painel superior do Ubuntu podem ser ferramentas extremamente úteis, eles são em sua maioria, discretos e com funcionalidades muito interessantes que podem facilitar muito a sua vida e trazer informações sobre o sistema.

Vamos ao Top 10 - Melhores indicadores para o Ubuntu!


10 - Feed Indicator


Ubuntu Feed Indicator
Imagem: maketecheasier

Este é um indicador bem útil para você que deseja receber as notificações de vários sites de tecnologia ou de qualquer outro que você goste de seguir.

Ele usa o Feed RSS dos sites para trazer até você cada post feito, você pode instalar no Ubuntu copiando este comando abaixo e colocando no terminal, depois ele estará no menu do sistema.


sudo add-apt-repository ppa:noobslab/indicators -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install feedindicator -y

Se quiser adicionar o Diolinux o seu Feed Indicator adicione este endereço: 
http://feeds.feedburner.com/Diolinux
Opcionalmente, se você não deseja usar este indicador e mesmo assim quer receber as notícias e dicas aqui do blog você pode assinar a nossa Newsletter logo abaixo deste post.

9 - Reminder Indicator


Reminder Indicator

Você não pode esquecer daquele compromisso importante? Que tal deixar o Ubuntu te lembrar dele?

O Reminder Indicator tem justamente esta funcionalidade, te lembrar das coisas.

Você pode definir pequenos lembretes e quando o indicador deve te lembrar deles, é realmente muito útil.

Você pode instalar no Ubuntu copiando este comando abaixo e colocando no terminal, depois ele estará no menu do sistema.

sudo add-apt-repository ppa:bhdouglass/indicator-remindor -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install indicator-remindor -y

8 - Classic Menu Indicator


Classic Menu Indicator Ubuntu

Os menus por categorias eram uma das marcas registradas do Gnome 2, um ambiente gráfico querido por muitos, que foi o padrão do Ubuntu por boa parte da sua existência.

Se você gosta de trabalhar com menus neste estilo o Classic Menu Indicator é uma ótima ferramenta para ter ao seu lado.

Você pode instalar no Ubuntu copiando este comando abaixo e colando no terminal, depois ele estará no menu do sistema.

sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install classicmenu-indicator -y

7 - Sticky Notes Indicator 


Sticky Notes Indicator

Tenho a impressão de que com o passar do tempo eu fui perdendo a capacidade de lembrar das coisas por mim mesmo e não era raro eu esquecer de fazer alguma coisa por simplesmente não ter anotado.

Na minha casa eu coloco notas em todos os lugares, coloquei até uma dentro da geladeira escrito "Não esqueça de fechar a porta da geladeira imbecil!", apesar da hostilidade comigo mesmo, admito que funciona.

No meu computador além de usar, o deveras útil, Google Keep - fiz um artigo aqui falando sobre ele e sobre como usar ele no Ubuntu - uso também o Sticky Notes.

São basicamente notas autoadesivas, como aquelas comuns no Windows, quem se acostumou com a praticidade delas costuma sentir falta quando muda de sistema.

Você pode instalar este indicador com este simples tutorial que preparamos só para ele.

6 - CPU Freq Indicator


CPU Freq Indicator Ubuntu

Isto é uma das coisas bacanas do Linux, o controle que você tem sobre o sistema. Com o CPU Freq você pode escalonar manualmente a frequência de trabalho do seu CPU.

Na imagem acima eu havia configurado o Core i5 da segunda geração do meu Notebook para o desempenho máximo e se você está se perguntando o que está acontecendo aí em cima é basicamente isso:

- Chrome com mais de 80 abas abertas;
- Firefox com 44 abas abertas;
- Chromium aberto;
- Kazam;
- VirtualBox;
- Dolphin com mais de 20 jogos;
- Emulador de SNES;
- Kdenlive;
- Terminal;
- GIMP;
- Steam; 
- Dropbox;
- Central de programas do Ubuntu;
- Nautilus 


Tudo isso SEM TRAVAR e ainda consegui fechar um por um sem problemas! Fora os processos do próprio sistema.


Para instalar você pode procurar por "indicator-cpufreq" na Central de Programas do Ubuntu, ou instalar via terminal assim:

sudo apt-get install indicator-cpufreq

5 - PSensor - O Monitor de temperatura 


Psensor Ubuntu

Se você é uma pessoa preocupada com a temperatura do seu equipamento o PSensor vai ser "uma mão na roda", como se diz.

Isso pode se tornar especialmente útil em notebooks onde devemos ter um cuidado redobrado com essa situação de possível super aquecimento. 

A temperatura excessiva de algum componente no computador pode indicar o seu mau funcionamento então se você está com alguma desconfiança é bom ficar de olho.

Para ver como instalar esta ferramenta basta acessar este post, nele apresentamos ela com maiores detalhes.

4 - Synapse Indicator


Synapse Indicator para Ubuntu

Usuários de Mac OSX costumam gostar muito desta funcionalidade do sistema, no Mac existe um mecanismo parecido chamado de Spotlight.

O Synapse Indicator consiste em um mecanismo de busca global; muito prático, permite que você pesquise por aplicativos instalados, arquivos e até mesmo online através de um indicador no painel superior do Ubuntu.

Para instalar este recurso no seu Ubuntu abra o terminal e cole o comando abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install indicator-synapse -y

3 - Indicador de velocidade da internet


verifique a velocidade de download do seu sistema

Infelizmente no Brasil é bem comum as empresas que provêm serviços de internet não entregarem a velocidade que prometem.

Uma boa maneira de  ficar de olho no tráfego da sua rede é usando o Indicator NetSpeed. Ele exibe no painel superior do Ubuntu a velocidade de download do sistema em tempo real.

Preparamos um artigo mais detalhado sobre ele ensinando você instalar esta ferramenta no seu Ubuntu sem maiores problemas, basta clicar aqui.

2 - Privacy Indicator



Poucos assuntos tornaram-se tão recorrentes quanto a privacidade online, o Ubuntu causou um alvoroço nos mais conservadores por conta disto a ponto de sua instalação não ser recomendada por membros do FLISOL.

Isso até me levou a fazer uma reflexão sobre esta questão de liberdade no mundo livre, particularmente não me sinto invadido por isso.

O Privacy Indicator permite que você controle isso facilmente através de um simples indicador com a possibilidade de habilitar e desabilitar a busca online na Dash do Ubuntu, habilitar/desabilitar  o registro de atividade de indexação de arquivos para a busca no Dash entre outras coisas.

Você pode instalar o Privacy Indicator no Ubuntu copiando este comando abaixo e colocando no terminal, depois ele estará no menu do sistema.

sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install indicator-privacy -y

1 - Multiload Indicator


Multiload Indicator

Para finalizar a lista uma ferramenta completa de monitoramento, com o Multiload você consegue monitorar através de gráficos e estatísticas os principais dados do computador.

Se você gosta de ficar de olho no consumo de memória, processador, internet e até mesmo na velocidade de gravação e acesso ao disco rígido o Multiload é a sua ferramenta.

Para facilitar ainda mais a sua vida ele está na Central de Programas do Ubuntu, basta você procurá-lo por lá, se quiser instalar via terminal use este comando:

sudo apt-get install indicator-multiload

Finalizando


Agora você já conhece muitas ferramentas para aumentar a sua produtividade com o Ubuntu, existem muito mais indicadores como estes mas os apresentados acima são os que eu considero os mais úteis.

E você, usa algum indicador destes ou algum outro bacana? Que tal compartilhar conosco e com os outros leitores do blog, deixe o seu preferido nos comentários logo abaixo.

Nos vemos no próximo post, até a próxima! :)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo