Editorial

Vale a pena fazer Overclock na sua máquina?

Hoje vamos abordar um tema muito interessante para os amantes de computadores, o overclock, ele é uma prática que pode trazer muitos benefícios para as suas atividades se feito corretamente ou simplesmente acabar com o seu hardware se não for feito com cuidado.

Overclock: Quebrando as barreiras

Hardware não é o assunto mais abordado aqui no blog, e no canal do Diolinux também, porém, uma das minhas ocupações fora do blog e do canal é dar aulas de hardware e lá o assunto “overclock” é recorrente.

Overclock é o nome da técnica de se configurar o processador, memória ou placa de vídeo de um computador para trabalhar em uma frequência acima do padrão de fábrica, também chamado de “Stock”.

Muitas pessoas que começam a se interessar por hardware acabam consequentemente se interessando por Overclock, o problema começa quando a pessoa não estuda antes de fazer modificações nas peças e aí acaba danificando o equipamento.

Overclokc chip Nvidia

A ideia da matéria de hoje é ilustrar o benefícios e malefícios do overclock e orientar você que deseja adentrar por este mundo.

As vantagens do Overclock

Podemos obter várias vantagens através do overclock, a vantagem mais clara é o aumento de desempenho do seu hardware sem a necessidade (em alguns casos) de investir em equipamento novo.

Outra vantagem que eu gosto de destacar é a o próprio aprendizado, se você é uma pessoa dedicada certamente vai achar na prática do overclock uma excelente “desculpa” para estudar sobre hardware, arquitetura de processadores, latências de memória entre outras coisas.

Benchmarks

O desempenho obtido com o Overclock pode ser aplicado de diferentes maneiras, existe o overclock direcionado a gaming, neste caso o foco principal é o aumento de frequência da placa de vídeo; existe também o overclock com enfoque em simplesmente aumentar o clock (do processador por exemplo) ao máximo, existem campeonatos e rankings nacionais e internacionais de overclock.

O overclock se bem feito pode representar uma economia considerável, é possível melhorar por exemplo o desempenho de um Core i5 e fazê-lo empatar e em alguns casos superar modelos do i7 pagando muito menos por isso.

Desvantagens do Overclock 

Vale o alerta mais uma vez, o principal “perigo” do overclock é a queima de equipamento por não saber fazer ele corretamente, por isso incentivo você a pesquisar e entrar em foruns, fazer cursos se possível pode ser uma boa base teórica, conhecer hardware vai te ajudar a não fazer “cagadas”.

Quando forçamos um equipamento a trabalhar com uma frequência acima daquela projetada para ele invariavelmente reduzimos a vida útil do equipamento.

Não é necessário fazer tanto alarde quanto a isso do meu ponto de vista, um processador é feito para durar muitos anos, então se você fizer um overclock e o processador ao invés de durar 25 anos, durar 10 anos você ainda vai estar no lucro, afinal, você não vai ficar com o mesmo CPU por 10 anos, vai?

Processador Intel com tecnologia Haswell

No parágrafo anterior comentamos da parte da economia, de fato, pequenos overclocks podem ser feitos usando um air cooler tradicional, destes que vem junto com os processadores, mas se você pretende fazer algo mais forte é de se considerar trabalhar melhor num sistema de refrigeração.

Antigamente o método utilizado pelas fabricantes de CPU para aumentar a potência deles era simplesmente aumentar o clock, até que chegou à margem de 3.8 Ghz, porém, estes chips esquentavam muito, a solução encontrada foi colocar multi núcleos com um clock mais baixo que iriam compensar a frequência mais baixa desta forma.

Quando se faz overclock as peças invariavelmente vão esquentar mais, então pensar em um water cooler, ou até mesmo em usar nitrogênio para refrigeração deve ser considerado.

O Water Cooler é indicado para uso doméstico deixando o nitrogênio para os profissionais do overclocking. Obviamente o uso destes sistemas de refrigeração mais complexos exigem um investimento maior, ou seja, nem tudo é economia.

Quando vale a pena fazer Overclock?

Esta é uma situação bem específica, agora que você já tem uma noção dos prós e contras da prática do Overclock, onde na maioria das vezes a pergunta “Eu preciso fazer overclock?” é seguida da resposta “Não, não é necessário”.

Usuários tidos como comuns conseguem realizar todas as atividades, inclusive jogar, com as peças em “Stock”, ou seja, usando as configurações que vem de fábrica.

O overclock será útil quando você tem um hardware mais modesto (não modesto demais!) e não quer gastar muito para fazer upgrades no seu computador e mesmo assim ganhar uns FPS a mais.

Outra situação interessante para se aumentar a frequência nativa dos processadores é para escalonar melhor o multi GPU, quando você tem um SLI ou um CrossFire com as suas placas de vídeo, um processador “overclockado” pode reduzir um possível gargalo.

Veja um exemplo de Overclock extremo em GPU usando Nitrogênio para refrigeração rodando BF4, perceba a grande diferença nos FPS do game:

Escalonamento de Clock no Linux

Existem processadores que já vem desbloqueados para se fazer overclock, caso de boa parte dos processadores da linha FX da AMD e alguns da família Core i da Intel, no caso da Intel os processadores que possuem desbloqueio nativo para overclock possuem um “K” ou um “X” no final de seus nomes, por exemplo: i7 4790K.

Alguns modelos da Intel possuem a tecnologia Turbo Boost, que é um “overclock natural” que eles fazem automaticamente quando for necessário.

No Linux você pode fazer um controle de clock manual do seu CPU sem muita dificuldade do com cpufrequtils, um módulo do Kernel Linux que controla a frequência do processador.

CPU FREQ

Se você quiser saber mais sobre o CPU Freq e como ele funciona confira a matéria especial que fizemos a respeito dele.

Esta prática acima não tem a ver diretamente com overclock mas se o seu objetivo é simplesmente manipular o clock da sua máquina e ligar o turbo boost quando você quiser então ela é uma boa alternativa.

Existem dois fórums que eu acho muito interessantes para quem quer aprender um pouco mais sobre isso e também para quem quiser entrar em contato com pessoas que fazem overclock para trocar uma ideia, são eles:

– OverBr

– Fusion-OC

Para fãs de tecnologia

Se você é novo por aqui talvez não saiba, mas o Diolinux também tem uma loja, na DioStore criamos uma camiseta muita daora para os fãs do Overclock, se quiser, dê uma passada por lá para conferir.

E aí, você vai entrar no mundo maravilhoso no overclock?  🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!