EditorialTutoriais

4 recursos do Apt-get que você não conhece

O apt é o gerenciador de pacotes das distribuições baseadas em Debian e isso inclui o Ubuntu e seus derivados, vamos aprender umas coisas novas sobre ele?

Dicas para você utilizar com o comando APT

O terminal Linux é muito versátil e o APT também é, boa parte dos usuários conhece só “feijão com arroz” do apt: apt-get install, apt-get update, apt-get upgrade, apt-get remove, etc. 

Com isso você já deve conseguir fazer o básico mas existem algumas coisas bem interessantes para você saber que podem facilitar a sua vida.

Veja também:

Vídeo de comandos no terminal no Ubuntu para iniciantes

Então veja agora 4 parâmetros do apt-get que fazem coisas muito interessantes:

1 – Fazendo apenas o download de um pacote

Download de pacotes deb
sudo apt-get install programa -d

Seguindo o mesmo padrão para instalar qualquer programa o parâmetro -d no final do comando faz com que os pacotes sejam apenas baixados e não instalados. Isso pode ser útil se você quer baixar apenas os pacotes .deb para instalar posteriormente ou em outro computador.

Os arquivos que você baixar ficarão no diretório /var/cache/apt/archives

Um exemplo:

sudo apt-get install inkscape -d

Desta forma você baixará o .deb do Inkscape para o Ubuntu mas não vai instalá-lo.

2 – Simulando uma instalação

Simulação
sudo apt-get install programa -s

O parâmetro -s ao final do comando permite que você faça uma instalação simulada, assim você pode observar tudo o que aconteceria no comando sem que ele efetivamente ocorra, é bem interessante.

3 – Instalando programa sem precisar dizer “sim”

Sim senhor!
sudo apt-get install programa -y 

Este é até interessante explicar,  usamos muito ele aqui nos tutoriais do Diolinux, o parâmetro -y no final do comando assume que a resposta para qualquer pergunta que o comando exija seja “sim”.

Normalmente ao dar um comando do tipo “sudo apt-get install inkscape” (para seguir o exemplo), após pressionar a tecla “enter” e digitar a sua senha será pedido para você pressionar a tecla “s” ou “y” para prosseguir com a instalação, usando este -y no final do comando isso não será pedido.

4 – Corrigindo pacotes quebrados

Copos quebrados

sudo apt-get install -f

Diferente dos exemplos anteriores este pode ser usando exatamente assim: sudo apt-get install -f . Ele tem o objetivo de corrigir possíveis pacotes quebrados que são resultado de uma queda de energia durante uma instalação ou a instalação de um programa instável que possa ter causado problemas.

E aí, curtiu as dicas? Então compartilhe 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!