AndroidNotícias

Android M permitirá que você selecione as permissões que cada aplicativo terá

A nova versão do Android que a Google pretende liberar traz uma novidade muito interessante para a privacidade dos usuários, confira:

Sem apelido mas com funções interessantes

As versões do Android recebem sempre nomes de doces, até o momento o Android M, como está sendo chamado o sucessor do Lollipop, ainda não recebeu um nome mas já conta com novidades segundo o Droid-Life.

Leia também:

3 games leves e viciantes para o seu Android

A que eu achei mais interessante e mais útil para mim até o momento foi a possibilidade de personalização das configurações de acesso de cada aplicativo.

Na mão do usuário

Na mão do usuário

Quanto instalando um App qualquer na Play Store este mesmo aplicativo possui uma série de permissões para acessar conteúdos e recursos do aparelho, caso do aplicativo de mensagens do Facebook por exemplo.

Permissões do Facebook Messenger para Android

Como podemos ver acima, este App por exemplo tem requer o acesso a várias funcionalidades do Smartphone (isso que nem todas estão listadas na imagem), o grande diferencial neste ponto é que no Android M poderemos escolher uma à uma as funcionalidades que permitiremos o acesso.

Atualmente para instalar um aplicativo precisamos aceitar todos os requisitos de acesso do mesmo, mesmo para recursos que não iremos utilizar.

Leia também:

Duelo: Xperia 4 vs Moto E, quem será que vence?

Um exemplo pessoal que posso dar é justamente com este aplicativo, eu não tenho o hábito de enviar mensagens por voz por ele, logo não preciso que ele tenha permissão para acessar o meu microfone, no Android M poderei desabilitar este acesso, isso implicará no não funcionamento do recurso no aplicativo, entretanto, as demais funções permanecerão funcionando normalmente.

Apesar de eu achar que a maioria dos usuários não liga muito para estes detalhes, quem se importa com este tipo de coisa vai ficar mais satisfeito ao usar o novo Android.

Curtiu a novidade? Eu achei ela muito interessante, muito mesmo, compartilhe a sua opinião logo abaixo nos comentários e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!