Ubuntu

Ubuntu + Chrome OS, Chromixium lança primeira versão estável

A ideia de um desktop híbrido é muito interessante, juntar a computação e nuvem poderosa doaGoogle com a facilidade do Desktop Linux que o Ubuntu carrega em um sistema só, este é o Chromixium.

Um Chrome OS personalizado

Então, se você acompanha o Diolinux há um tempo talvez se lembre que falamos deste projeto lá em Outubro do ano passado…  se você é novo por aqui sinta-se convidado a assinar a nossa newsletter no final do post, assim você receberá todas as atualizações por e-mail ao final de cada dia.

Chromixium é o nome do projeto que realizou um dos meus sonhos, juntar o Chrome OS com a possibilidade de instalar aplicativos locais nativos do Linux.

Quando a comunidade Xubuntu lançou aquele pacote bacana que entregava o núcleo XFCE para o Ubuntu chamado de Xubuntu Core, confesso para você que eu pensei em eu mesmo juntar o Xubuntu Core com o Ubuntu Minimal e colocar um Google Chrome para gerenciar a brincadeira, até tinha começado a fazer alguns esboços do tal sistema, foi então que fiquei sabendo que o Chromixium havia finalmente lançado sua versão final.

Chromixium com menu aberto

Apesar do Chromixium não usar XFCE e sim LXDE misturado com o Plank Dock no elementary OS, a minha ideia era mais ou menos essa mesmo, eu achei que o projeto havia parado, mas felizmente me enganei!

O sistema é resumidamente isso: Um Chrome OS, semelhante ao usado pela Google nos Chromebooks com a uma base Ubuntu e um ambiente levíssimo que permite que você instale e use aplicativos nativos do Linux sem necessidade de internet, o contrário do Chrome OS oficial que funciona basicamente conectado à internet.

Há algum tempo atrás eu fiz uma análise deste sistema quando ele ainda estava em beta, mas com o vídeo você terá uma noção clara de como o sistema funciona.

Da versão que eu testei neste vídeo para a versão final podemos observar uma melhora no acabamento dos temas que compõe o desktop, ele me parece ser uma proposta muito interessante para se usar em Netbooks ou em computadores mais fracos.

Leia também:

As 5 melhores distros Linux para computadores antigos e fracos

O Chromixium tem apenas versão de 32 bits e o idioma suportado oficialmente é somente o inglês, porém, acredito que como ele usa os repositórios do Ubuntu boa parte da interface pode ser traduzida para o português instalando os pacotes de idiomas adequados;

Para baixar o novo sistema pasta clicar no link abaixo:

IvUT3v M1Kx2JLjKnl6MwiXXoz9Pmy1jG6Da1rfqJ5FL0QccOAsfyVmdNneLtb6Xy4iSyt2wHVscKlGMAUrc5mezIYav6JZ 7NrsXK7I YSHV677tXuLllztwgs6f2WE6uq4 Et

Eu particularmente gostei muito da proposta do sistema, que é até certo ponto inovadora, e você o que achou? Já testou o Chromixium em alguma oportunidade? Conte-me a sua opinião nos comentários e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!