EditorialUbuntu

7 Dicas incríveis para melhorar o desempenho do Ubuntu

Conheça agora uma seleção com as melhores dicas para aumentar o desempenho e velocidade do seu Ubuntu.

7 Dicas para deixar o seu Ubuntu ainda mais rápido

O Ubuntu já um sistema rápido e extremamente produtivo, especialmente depois de você habituar-se ao Unity, porém, existem alguns truques que você pode aplicar para extrair ainda mais do seu sistema e deixar ele ainda mais rápido. Confira 7 dicas para deixar o Ubuntu mais rápido:

1 – Aumenta a velocidade de Minimização e abertura das pastas e janelas

Como aumentar a velocidade do Ubuntu

O Delay entre o clique no mouse e a ação de minimizar as janelas pode ser configurado sem muitos problemas, se você deixar esta função sem delay algum, o processo acontecerá muito mais rápido, porém, você deve ficar praticamente sem efeitos na minimização e aberturas das janelas, veja como ajustar a velocidade da abertura e fechamento das janelas neste link.

2 – Habilite o “Unity 2D” no seu sistema

Como aumentar a velocidade do Ubuntu

As transparências e efeitos do desktop Unity podem dar a impressão de um sistema mais lento em máquinas modestas, especialmente quando comparamos com interfaces realmente minimalistas como o LXDE, porém, se você não pretende abandonar o Unity tão cedo e mesmo assim quer ele mais fluido no seu desktop, confira este tutorial onde ensinamos a deixar o Unity usando apenas gráficos 2D.

3 – Prelink, Preload e Swapiness

Como aumentar a velocidade do Ubuntu

Como eu não sou pão duro em um item só vamos ter 3 dicas legais, Prelink e Preload são bem parecidos, eles tem a função de pré-carregar bibliotecas de software e programas mais utilizados para que a abertura dos mesmos torne-se mais veloz.

Já a configuração da memória SWAP é uma coisa que pode fazer diferença especialmente em computadores potentes com bastante RAM e que podem estar usando SWAP “à toa”, se você não sabe bem o que é SWAP leia: O que é memória SWAP?

Para aplicar estas 3 dicas basta acessar este artigo onde ensinamos você a fazer todos os procedimentos, faço uma ressalva para a última dica, Swapiness, talvez você prefira fazer o que vamos lhe indicar na próxima dica. 😉

4 – zRAM – Memória SWAP direto na RAM

Aumentando a velocidade do Ubuntu

O zRAM pode salvar vidas! Bom, pelo menos é o que dizem por aí, basicamente o que ele (zRAM) faz é criar um bloco na memória RAM comprimido que funciona como se fosse uma unidade de disco virtual, semelhante a SWAP, porém, sendo na memória ela possui maior velocidade de troca de informações.

Para mais informações sobre o zRAM como instalar e utilizar acesse este artigo.

5 – Desabilite processos que iniciam junto com o sistema

Aumentar a velocidade do Ubuntu

Como todo sistema operacional, o Ubuntu possui vários aplicativos e serviços que iniciam junto com o sistema, os programas mais simples pode ser adicionados removidos através do programa “Aplicativos de Sessão” que você encontra no menu do sistema, porém, processos mais profundos só se serão visualizados ali se você fizer uma pequena modificação.

Preparamos um artigo com um tutorial muito simples para seguir para exibir todas as entradas de aplicativos e processos que iniciam com o sistema, assim você poderá otimizar a inicialização do Ubuntu o máximo possível, clique para vê-lo.

6 – Controle o clock do seu processador com o CPUFreq

Como aumentar a velocidade do Ubuntu

Controlar o clock do processador é originalmente um trabalho que o sistema operacional faz automaticamente, o CPUFreq permite que você controle o clock do seu processador para que você possa usar a frequência que quiser, ele é muito útil quando você precisa jogar o desempenho lá em cima mas também pode ser útil quando você precisa economizar bateria.

Saiba mais sobre o CPUFreq neste artigo do blog Diolinux dedicado à ele.

7 – Movendo arquivos temporários para memória RAM

Aumentando a velocidade do Ubuntu

Esta dica pode ser interessante para quem tem memória RAM para “dar e vender”, como se diz, o procedimento em questão move os arquivos temporários, que originalmente ficaria em /tmp para a memória RAM, como ela é mais rápida que o HD essa manipulação dará mais velocidade ao sistema, mas é bom ressaltar que o consumo de memória tende a ficar bem mais alto, por isso é muitíssimo interessante que você tenha memória RAM sobrando.

Para aprender a mover os arquivos temporários do sistema para a memória RAM acesse este link onde explicamos tudo isso direitinho.

8 – Dica Extra

Xubuntu Core velocidade para o Ubuntu

Uma coisa que faz uma notável diferença no desempenho do sistema é a interface, por mais que se lapide o Unity ele sempre será mais pesado que ambientes que conseguem rodar até mesmo sem um compositor de janelas, como o XFCE.

Se abandonar o Unity não é um problema para você recomendo que dê uma boa olhada neste pacote chamado Xubuntu-Core, o qual comentamos recentemente, atualmente ele só está disponível para o Ubuntu 15.04 ou superiores, mais informações sobre ele e como instalar você vê neste artigo.

Finalizando

Espero que com estas dicas você possar dar uma turbinada básica no seu sistema, o Linux é muito versátil e adaptável, se você tiver outras boas dicas para compartilhar com as pessoas que seguem o blog, por favor, deixe as suas sugestões nos comentários abaixo, assim você complementa o nosso artigo.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!