AndroidDebianTutoriais

Como instalar o Debian no seu Smartphone com Android

Um dos objetivos do projeto Debian é ser altamente portável, e quem duvidaria disso não é verdade? O Debian é usando em tantos hardwares diferentes que você até duvidaria, de relógios à sondas espaciais, e por que não no seu Smartphone?

Conheça o Debian noroot

Sabe aquelas “zapeadas” que você dá pela Google Play Store de vez em quando? Estava eu dando o meu “giro do final de semana” quando encontrei este aplicativo muito interessante.

O “Debian noroot” é uma aplicativo que instala o Debian no seu Smartphone Android como se fosse um aplicativo comum, não é necessário ter Root no Smartphone, apesar disso existem algumas limitações.

Leia também:

Conheça os detalhes do novo Moto G

O app instalará o Debian Wheezzy em praticamente qualquer Smartphone com Stock ROM sem maiores problemas, porém, ele não pode ser instalado em um SD Card e necessita de 600 MB de espaço livre na sua memória interna, se o seu aparelho possui tais requisitos você pode ir adiante.

Neste vídeo você vê uma demostração do aplicativo, o Debian instalado vem com o ambiente XFCE:

O sistema possui algumas limitações, alguns usuários disseram que ele não comporta um browser corretamente, mas de qualquer forma é um exemplo da portabilidade do Debian, no vídeo por exemplo vemos o usuário utilizando o GIMP através dele.

Este aplicativo não tem relação oficial com o projeto Debian e também não carrega um sistema Debian completo, o gerenciador de pacotes pode ser usado para instalar aplicativos, segundo informações o Synaptic pode dar crash e a recomendação é usar o terminal e o apt-get para tais funções.

Para baixar o App para o seu Smartphone basta clicar no botão abaixo, mas atenção, existem alguns detalhes importantes que devem ser lidos na descrição do aplicativo na Google Play, portanto leia antes de prosseguir com a instalação, siga por conta e risco.

sK1y9fyoQYRAeuIe Anic6wo7sGC7REdSpY7tTiEAHtgH2KzIqUQNxdFh1 XWdl3thst2M2JcG1uKch4rSU MPD BTYjCyv uUMYz9NNwDCWKZnU3iQzaLuVr FO0ARfsWDDhvPr

Bons testes e até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!