Sistemas operacionaisUbuntu

Xubuntu Core, o pacote gamer milagroso do Xubuntu

O projeto Xubuntu anunciou um novo Meta-pacote capaz de instalar toda a base XFCE no Ubuntu sem colocar “lixo” no sistema.

O que já era leve pode ficar ainda mais

O projeto Xubuntu, distribuição baseada no Ubuntu que carrega o ambiente gráfico XFCE, anunciou uma coisa que eu achei particularmente interessante.

O Xubuntu Core, como foi chamado, é na verdade um meta-pacote que instala uma série de outros pacotes básicos para trazer até você uma experiência básica com o XFCE e as características do Xubuntu.

Para entender melhor é basicamente o seguinte, normalmente o pacote que instalamos para termos o desktop do Xubuntu no Ubuntu ou outra variação é o xubuntu-desktop, este pacote além de instalar o tradicional desktop XFCE que conhecemos também instala as aplicações padrões do Xubuntu.

O Xubuntu Core, diferente do Xubuntu Desktop, é um meta-pacote que carrega a base de software essencial do Xubuntu, ou seja, a interface XFCE, o navegador de arquivos Thunar e a Central de configurações do sistema basicamente.

Xubuntu-Desktop
Imagem: EveryDayLinux

Desta forma você tem o mínimo necessário para rodar o XFCE sem instalar “entulho” e ainda assim desfrutar da potência que é o XFCE, é uma boa opção para quem gosta de usar o Ubuntu com Unity por exemplo mas quer dar “um gás a mais” na hora de rodar algum game.

Hoje pela manhã fiz um teste no meu Ubuntu 15.04 com Unity, este computador rodava CS:GO com o gráfico no High a cerca de 65 FPS, com o gráfico totalmente no Low chegava a 150 FPS aproximadamente, ambos bons os suficientes para se jogar.

Então, instalei o pacote do Xubuntu Core, encerrei a minha sessão e loguei-me pelo XFCE, a interface era basicamente a do Xubuntu, incluindo o Wallpaper, rodando o game nas mesma condições apenas com XFCE Core como interface o game no High rodou a 80 FPS e no Low chegou a incríveis 250 FPS!

O Hardware usado em questão é um i5 3330, 8 GB RAM de 1600 da Kingston e um GTX 650.

Ou seja, tenho um pacote que não afeta o meu querido Unity e posso usá-lo quando estiver jogando um game mais pesado que no Unity fique lagado, bom né?

Instalando o Xubuntu Core no Ubuntu ou construindo um sistema

Temos informações baseadas na própria nota de lançamento do Xubuntu Core, existem duas formas de você se utilizar do pacote, uma é instalando ele como eu fiz em um sistema já instalado que carregue outra interface diferente do XFCE, no meu caso era o Unity.

Outra que eles recomendam caso você queira um sistema altamente enxuto é baixar a ISO do Ubuntu Minimal, que tem apenas 38 MB, possuindo basicamente o Kernel do Ubuntu e alguns utilitários para fazer a instalação do mesmo e a configuração dos repositórios e instalar o Xubuntu Core ali, para ter a base XFCE e depois ir personalizando como você achar melhor.

De qualquer forma, o comando para instalar em ambos os casos é o mesmo:

sudo apt-get install xubuntu-core^

Com o acento mesmo no final “^”. 

Por enquanto é isso aí pessoal, esse pacote me deu algumas ideias que vou tentar colocar em prática, fique ligado aqui no blog para saber sempre as novidades.

Mais detalhes sobre o Xubuntu Core você encontra aqui na página do projeto.

Como sugestão de leitura, já que falamos sobre desempenho em jogos, quero convidar você a conferir um artigo nosso sobre Overclock, é só clicar aqui.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!