Debian

C.H.I.P., o computador de 9 dólares que roda Debian

Hoje você vai conhecer um dos computadores mais baratos do mundo, isso se não for o mais barato efetivamente, conheça o C.H.I.P.

Um computador que cabe no seu bolso em todos os sentidos

Este é um daqueles projetos que aparecem no KickStarter de vez em quando despertam o interesse de muita gente.

A proposta é pra lá de interessante, criar um computador funcional que seja o mais barato quanto possível, este é o C.H.I.P.

CHIP

O projeto tinha a intenção de arrecadar 50.000 dólares par colocar o C.H.I.P. para funcionar, o sucesso foi tanto que ainda no primeiro dia a marca foi batida e ele já tem cerca de 5 vezes mais do que foi pedido.

A ideia é usar o processador R8 ARM CPU com um clock de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, e 4GB de armazenamento, ele ainda acompanha uma placa wi-fi, bluetooth e entradas  VGA e HDMI que são opcionais. O que faz dele um mini computador modular.

Chegou o concorrente do Raspberry Pi?

Sem dúvidas as aplicações são muitas, e até a configuração dele é razoavelmente potente para um primeiro modelo.

Engraçado, me lembro que um dos primeiros computadores que eu tive era mais fraco que ele, acho que só tinha mais armazenamento, os tempos mudam…

O C.H.I.P. roda um sistema operacional baseado no Debian, fazendo jus ao nome de sistema universal que a distro carrega, podemos ver o Libre Office também sendo usando através dele nesta imagem abaixo:

Libre Office no CHIP

Além de pequeno e com uma potência relativamente boa ele é absurdamente barato, apenas 9 dólares, o que mesmo com os preços abusivos do Brasil é capaz de sair barato.

Confira agora o vídeo colocado no KickStarter do projeto para que você entenda um pouco melhor o C.H.I.P.

Bacana né, no que será que o Linux não roda?

Se quiser acessar a página deles e contribuir com o projeto acesse neste link.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!