DesignSistemas operacionaisSoftwares

Alternativa ao Adobe After Effects para Linux, conheça o Natron

O After Effects para Linux é algo que faz realmente falta para profissionais na área de pós-produção, porém ele não é o único software para fazer o que faz, existem outras opções, algumas muito boas e gratuitas como Natron.

Use os recursos do After Effects no Linux com o Natron

Hoje vamos abordar um tema muito solicitado através dos contatos do Diolinux, muitas pessoas que migram do Windows e do Mac OSX encontram na suíte da Adobe um perfeito recanto para as suas produções, especialmente visuais.

O After Effects não possui versão para Linux até o momento, mas sabemos que a Adobe está compatibilizando o Photoshop com o Chrome OS e consequentemente com o Linux, quem sabe o resto não vem também com o tempo não é verdade?

Meu objetivo com o artigo não é sugerir que o popular pacote da Adobe seja simplesmente dispensável, eu entendo perfeitamente quem se apega aos softwares e a integração entre si que eles proporcionam, mas ao vir para o Linux não vai deixar você sem ferramentas para trabalhar.

As melhores alternativas ao After Effects

Existem pelo menos três boas opções ao Adobe After Affects para Linux; Blender, Nuke e Natron.

O Blender é muito popular e é um verdadeiro “canivete suíço” no ramo da produção de conteúdo audiovisual, ele permite que você faça efeitos, modelagem 3D, edite vídeo e ainda é uma Engine para games entre outras funcionalidades.

Cenas de Interstellar feitas com Nuke

O Nuke é um software pago e relativamente caro em sua licença empresarial, o que pode distanciar um pouco ele das pessoas, mas de fato ele é muitíssimo popular entre os profissionais da edição, vários filmes hollywoodianos foram feitos com ele, como o relativamente ressente e de sucesso “Interstellar”.

Na verdade existem até outros softwares profissionais para Linux como o Fusion e o DaVinci Resolve, mas toquei especialmente no Nuke justamente porque o Natron, objeto do nosso artigo é praticamente uma cópia dele.

Natron, um clone do Nuke open source para substituir o After Effects

À primeira vista pode parecer complicado de mexer, talvez pareça até à segunda vista também para falar a verdade, mas existem muitas possibilidades para o programa, veja abaixo um exemplo do que é possível fazer com o Natron.

O Natron é Open Source, grátis e multiplataforma, realmente uma ótima opção, ainda mais porque os tutoriais para Nuke que existem na internet na maioria dos casos vão servir para o Natron.

Aprenda o básico do Natron

Claro que não iríamos deixar você a ver navios, e antes que alguém peça tutoriais sobre ele no canal do Diolinux, lamento informar que eu não manjo nada de composição de vídeo, ou manjo muito pouco.

Mas como diria um conhecido, “o importante não é saber fazer, é ter o telefone de quem sabe!”, no meu caso o canal de quem sabe, confira uma vídeo aula de funções básicas do Natron:

Aé, já ia esquecendo, aqui vai o tutorial de instalação do Natron no Linux, é só clicar aqui para conferir.

Espalhe por aí esta ótima ferramenta compartilhando o artigo com os seus amigos, até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!