EditorialUbuntu

3 recursos muito úteis do Ubuntu que você nunca usou

Você acha que conhece bem o sistema que usa? Mesmo? Então vamos por isso à prova, hoje você vai conhecer 3 recursos muito úteis do Ubuntu que você nunca utilizou.

Peculiaridades do Unity

O Ubuntu, como qualquer boa distro Linux, possui muitas ferramentas e recursos mas algumas pessoas apesar de usar o sistema há anos ainda não conhecem determinados recursos da interface Unity, hoje vamos mostrar 3 recursos muito úteis (e legais) que diferenciam o Ubuntu das demais.

1 – Head Up Display ou simplesmente HUD

HUD Ubuntu
Imagem: Canonical

O HUD é uma das implementações  mais interessantes do Unity ao meu ver e pouca gente sabe da existência ou usa ele, mas lhe afirmo, uma vez que você se acostume com este recurso fica muito difícil mexer em algo diferente.

O HUD vai entrar em ação toda a vez que você pressionar a tecla ALT no seu teclado dentro de qualquer aplicação, um menu de busca semelhante a este que você pode ver na imagem acima vai se abrir, nele você pode pesquisar por funções do programa. Este recurso é especialmente útil para se usar em programas que tenham muitos menus como o GIMP.

Por exemplo, ao invés de entrar por vários menus do GIMP para achar a opção Perspectiva

Efeito perspectiva no GIMP

Posso simplesmente pressionar a tecla ALT e digitar o que eu preciso.

Perspectiva com HUD

É uma coisa muito prática.

2 – Desinstalar um programa pela Dash do Unity

Desinstalar um programa pela Dash

Essa é uma coisa que realmente nunca vi ninguém comentando, pois saiba que todos os programas instalados pela Central de Programas podem ser removidos do sistema pela própria Dash do Unity, clique no menu, procure pelo programa que deseja remover, clique com o botão direito do mouse sobre ele e você verá além das informações do aplicativo a opção de iniciá-lo ou removê-lo.

3 – Comprar e ouvir trechos de músicas pela Dash do Unity

Ramones na Dash

As buscas online do Ubuntu são muito interessantes, apesar de serem criticados por diversas vezes; um dos recursos que eu mais gosto, procurar músicas online.

Basta ir até a lente de músicas da Dash e pesquisar pelo nome de um banda ou artista que você queira, clicando nele você pode comprar o álbum através do Ubuntu One ou ouvir trechos das músicas diretamente da Dash, basta clicar em uma das faixas para ouvir um trecho da música.

E com isso encerramos a nossa lista de hoje, e aí, você conhecia estes recursos? Qual recurso do Ubuntu que você acha mais interessante? Deixe a sua opinião nos comentários.

Até próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!